terça-feira, 18 de outubro de 2016

Do Pó da Terra

País: Brasil
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 80 min
Direção: Maurício Nahas
Elenco: -

Sinopse: um retrato afetivo e aprofundado sobre a relação entre os artesãos e moradores do Vale do Jequitinhonha (MG) e a matéria-prima que utilizam, que é o barro, substância que vem da terra, que vem do pó, de onde vieram os homens e que dá a chance de transformar miséria em arte.

Crítica: dirigido pelo fotógrafo Maurício Nahas, o documentário mostra como as mulheres transformam o barro em obras de arte por meio da cerâmica. Retrata, ainda, as condições precárias de vida na região, registrando a ambiguidade que contrapõe a pobreza material à criatividade humana.
É, sobretudo, um documentário sensível, contemplativo e revelador sobre uma profissão e matéria-prima que estão sendo esquecidos pela sociedade e governo brasileiro – artesão e o barro. A relação entre o homem e essa matéria geram obras de arte maravilhosas, muito ricas em cultura e beleza. A câmera capta bem esses momentos de completa entrega ao trabalho.
Os entrevistados, por sua vez, estão bem à vontade em frente às câmeras, agindo muito naturalmente e conseguindo, por meio de palavras ou gestos, expressar seus sentimentos de maneira clara e objetiva, mas nunca ficando caricato ou óbvio. Emocionante saber que, apesar das dificuldades de vida e moradia, suas ligações com a natureza e a arte de moldar o barro os movem em direção a uma felicidade na qual nós (da grande cidade) não estamos acostumados a ter, uma felicidade plena.
Contudo, “Do Pó da Terra” peca na montagem das sequências, na transição das falas e assuntos que poderiam ter sido mais explorados, como machismo e indústria cultural, por acabarem não tendo o espaço merecido.
Por fim, é um registro válido, real e comovente sobre um estilo de vida rico em humildade e cultura.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP