segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O Último Tango (Un Tango Más)

País: Alemanha/Argentina
Ano: 2016
Gênero: Documentário, Musical
Duração: 85 min
Direção: German Kral
Elenco: María Nieves e Juan Carlos Copes.

Sinopse: uma história de amor entre dois dançarinos famosos de tango da história e sua paixão pela dança. María Nieves e Juan Carlos Copes se conhecem quando tem 14 e 17 anos, respectivamente, e dançam juntos durante 50 anos. Durante todos esses anos eles se amaram e se odiaram, passando por dolorosas separações, mas sempre se reconciliaram. Uma jornada sobre o tango e a história de amor, em seus momentos dramáticos, que é transformada em uma linda homenagem da vida de Juan e Maria em incríveis coreografias.

Crítica: a história do casal mais famoso de tango do século XX e XXI (como acrescenta a própria María Nieves) é uma verdadeira declaração de amor ao tango. Os dois, Juan e María, dedicaram suas vidas à dança e isso é inegável.
O documentário revela, entre os depoimentos dos dois (María é quem mais aparece, mas sempre delegando a Juan a coragem de levar o tango ao mundo), bailes encenados com atores representando o casal, coreografias de tango, imagens da época e fotos, muitas lembranças inesquecíveis e memoráveis.
Apesar de não estarem vivendo mais juntos (Juan casou-se com outra pessoa e teve duas filhas), os 50 anos dançando como parceiros são de uma contribuição fenomenal e incomparável. A própria filha de Juan (que hoje dança com o pai em apresentações) diz: “María Nieves é única”.
A vida dos dois imita a arte do tango: amor e ódio. María Nieves foi sua parceira desde o início e apaixonada por ele desde o momento que o viu.
Quando ele propôs tentar a vida em Nova York, ela aceitou na hora e lá fizeram sucesso, depois de passar por dificuldades financeiras.
Mas a fama trouxe um preço alto para María. Juan começou a envolver-se com outras dançarinas. Orgulhosa, María seguiu ao seu lado, entre idas e vindas. Turnês nos EUA, Europa e Japão.
Juan era um visualizador. Ele recriou o tango, inventou novos passos, instituiu novos ritmos, enfim, arriscou. “Era o que sabia fazer”, diz Juan em uma de seus depoimentos.
Até que um dia a parceria se desfez por completo. María, com 80 anos, foi homenageada na Argentina pelo seu talento e trabalho em prol da divulgação do tango. Juan não pensa em se aposentar. Ainda segue dando aulas e fazendo algumas apresentações.      
Uma bela e triste história de amor.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP