quarta-feira, 11 de julho de 2018

A Amante (Hedi)




País: Tunísia/Bélgica/França
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Mohamed Ben Attia
Elenco: Majd Mastoura, Rym Ben Messaoud e Sabah Bouzouita.

Sinopse: Hedi (Majd Mastoura) é um jovem introvertido, que não espera muito da vida. Apático e acomodado, ele trabalha em uma concessionária de carros e está prestes a se casar com uma moça escolhida pela família. Mas, ao ser escalado para uma viagem de trabalho, ele se apaixona pela funcionária de um resort, uma jovem de espírito livre, e isso irá estremecer o planejado futuro que o espera.

Crítica: antes de tudo, “A Amante” é um filme de autodescoberta, de libertação. O protagonista Hedi (Majd Mastoura), de 25 anos, está prestes a se casar com uma noiva escolhida pela mãe. Aliás, está decide tudo por ele: o que comer, o que vestir, com o que gastar e até em que trabalhar, e, ainda, o trata como o filho menos promissor.
Os contatos com a noiva são mínimos e, ainda assim, escondidos, devido às tradições religiosas.
Numa dessas conversas com a sua futura esposa, ele pergunta se ela não sonha nada para ela, se ela não pensa em algo que queira ou goste realmente de fazer.
Já são sinais do conflito interior que ele vive, sufocado pelo peso das obrigações impostas pela religião.
Tudo vem à tona, então, quando ele viaja a trabalho (representante de vendas dos veículos da marca Peugeot). No hotel em que se hospeda, conhece Rim (Rym Ben Messaoud), uma mulher de 30 anos, solteira, que vive sua sexualidade abertamente e não mantém laços próximos com a família nem proximidade com a religião. A paixão por ela é inevitável.
Com essa nova mulher, Heidi se liberta, vive o que nunca viveu antes e vê que pode ser feliz sem as amarras da religião ou da estrutura do casamento. Torcemos pelos dois, que, aos poucos, vão se conhecendo. Ela o incentiva a publicar suas histórias em quadrinhos (hobby preferido), ela o ajuda a se soltar e a se conhecer. Dialogam, dançam, vão à praia, fazem amor...
Mas sua felicidade é ameaçada com a chegada da mãe e do irmão que vão procurá-lo para o jantar na véspera do casamento.
A princípio, ele esconde de Rym que está prestes a se casar. A situação é difícil: Heidi precisa se decidir.
Ainda que o desfecho da trama não seja a felicidade completa, a viagem expôs a Heidi outras possibilidades para tudo que ele ainda pode fazer e experimentar.
Um filme espetacularmente humano e com atuações excepcionais!!!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP