domingo, 15 de julho de 2018

Primavera em CasaBlanca (Razzia)




País: França
Ano: 2018
Gênero: Drama
Duração: 118 min
Direção: Nabil Ayouch
Elenco: Amine Ennaji, Maryam Touzani, Arieh Worthalter, Abdelilah Rachid, Dounia Binebine e Maha Boukhari.

Sinopse: em Casablanca (maior cidade do Marrocos), entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados. Diferentes rostos, trajetórias e lutas, mas a mesma busca pela liberdade. E o som de uma revolta que cresce.

Crítica: o diretor consegue, com bastante domínio, abordar nas histórias dos seus cinco personagens os tabus das sociedades árabes.  
Os personagens e as situações vividas expõem conflitos como machismo, prostituição, violência doméstica, aborto, prostituição, preconceito contra artistas, desigualdade social, embate político com judeus, revolução política nas ruas, disputa entre as línguas árabe e berbere, brutalidade policial, indiferença dos adultos, alienação dos jovens e fanatismo religioso.
As histórias são bem interligadas, com exceção da personagem adolescente Inês (Dounia Binebine) que aparece tarde demais na trama e tem pouco espaço para ser explorada.
Mas a mensagem é forte e, ainda assim, encontra alívio na poesia narrada pelo professor Abdellah (Amine Ennaji), de um vilarejo isolado, e no jovem Hakim (Abdelilah Rachid) apaixonado pela música eletrizante do eterno Queen. A sua arte é a válvula de escape para uma Marrocos caminhando para o domínio da religião, que ganha espaço quando há muitos jovens sem esperança.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP