quarta-feira, 11 de julho de 2018

Uma Casa à Beira-Mar (La Villa)



País: França
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 107 min
Direção: Robert Guédiguian
Elenco: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin e Gérard Meylan.

Sinopse: três irmãos se reúnem ao redor do leito de morte de seu pai, que era um dos pilares de toda a família, e agora precisam pensar no que será do pequeno paraíso que ele construiu, em torno de um modesto restaurante à beira-mar.

Crítica: o filme começa com um senhor olhando uma bela paisagem à beira-mar. Suas últimas palavras antes de entrar em coma são “Que pena”!
No decorrer da trama, entendemos que a lástima talvez seja decorrente de um passado que não volta, de feridas da vida não curadas, de reconciliações não feitas, de arrependimentos.
Um filho (dono de um restaurante) mora na mesma cidade e os outros dois retornam ao saber da situação do pai e, claro, para já discutirem o que fazer com a bela e grande casa em que o pai vive.
A cidade, antes lotada de turistas, hoje está vazia. O saudosismo, ao se voltar às origens, é bem trabalhado entre os personagens. É um tempo que não volta mais. Outras pessoas, outros valores, outras prioridades.
As mudanças sociais são constantes e é praticamente impossível não ser levado por elas. O consumismo, o capitalismo, o progresso, tudo parece engolir o que antes era valioso.
Os diálogos são excelentes e as situações criadas em torno dessa família dão todo um lado bem humano nessa discussão. Cada um dos filhos tem seus sentimentos bem explorados. O saber envelhecer e o que fazer na velhice é algo que todos nós teremos um dia que nos perguntar – um bom tema para reflexão.

Avaliação: ****


0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP