domingo, 15 de julho de 2018

Hannah

País: França/Bélgica/Itália
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Andrea Pallaoro
Elenco: Charlotte Rampling, André Wilms e Jean-Michel Balthazar.

Sinopse: Hannah (Charlotte Rampling) é uma mulher de terceira idade que se divide entre as aulas de teatro, a natação e o trabalho como empregada doméstica. Quando o marido vai preso, ela não tem alternativa a não ser a solidão e tenta refazer laços perdidos com descendentes, mas há um segredo na família que dificulta seu relacionamento com terceiros.

Crítica: “Hannah”, segundo longa-metragem do diretor italiano Andrea Pallaoro, é um filme de emoções, de sentimentos.
É o retrato de uma mulher despedaçada. Hannah (Charlotte Rampling) ocupa os dias entre um curso de formação de atores, a faxina em um casarão de arquitetura moderna, a tentativa de comunicação com o filho que se afastou, cuidados com seu cão e uma vizinhança estranha.
O longa é repleto de detalhes que o espectador precisa captar. Os diálogos são poucos (mas nem por isso o filme é enfadonho) e muitas informações ficam no ar para que conclusões e reflexões sejam feitas.
Seu apartamento é escuro e tem uma decoração fria, o cão de estimação já está velho e se recusa a se alimentar. Tudo parece monótono e suas tarefas diárias (feitas com afinco) se repetem, mecanicamente.
Sabemos que o marido foi preso e há consequências envolvendo o crime que aos poucos são reveladas.
Ela precisa se adaptar a essa nova realidade (social e econômica), mas sofre pressões sociais (sua carteira de sócia da escola de natação é cancelada – certamente por falta de pagamento), a rejeição do filho, os maus-tratos de uma vizinha.
Sua válvula de escape é o curso de atuação. Ali ela se entrega por completo e se desconecta do que de ruim a cerca.
Charlotte Rampling está excepcional no papel. Sua personagem expressa dor, culpa, vergonha, solidão, insegurança, desespero, numa idade em que deveria estar gozando da vida com mais sossego, descanso e lazer.
A existência parece quase insuportável. Há momentos de alívio, como por exemplo, quando ela interpreta papéis ou situações na escola de atores e quando ela faz carinho no filho de sua patroa. Alguém, curiosamente, mais próximo a ela do que seu próprio neto, o qual sequer pode visitar.
Acompanhamos, com angústia, a sua tentativa dolorosa de seguir em frente.


Avaliação: ****

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