domingo, 22 de julho de 2018

Lámen Shop


País: Japão/Singapura/França
Ano: 2018
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Eric Khoo
Elenco: Takumi Saitoh, Seiko Matsuda e Tsuyoshi Ihara.

Sinopse: Masato (Takumi Saitoh) é um jovem chef de Lámen que, cheio de dúvidas sobre a morte de seus pais e seu passado, decide embarcar em uma jornada culinária em Singapura. Lá, ele descobre muito além de apenas deliciosos pratos.

Crítica: “Lamén Shop” faz um passeio pela gastronomia, pela história e pelo passado. Masato (Takumi Saitoh), após a morte do pai, viaja para Singapura para saber mais da sua mãe (que faleceu muito jovem) e da sua família.
Seu pai era japonês e sua mãe chinesa, e se conheceram em Singapura. Viveu sua infância lá, onde estava sempre próximo da mãe, sobretudo quando ela cozinhava. Depois do casamento, eles mudaram-se para o Japão e foi ela quem incentivou seu pai a abrir um restaurante.
Ao retornar para Singapura, procura seu tio e pede que ele o ensine um prato que lhe marcou sua infância e, também, que o leve até a sua avó que, por alguma razão que ele desconhece, cortou relações com sua mãe.
Feridas do passado, originadas pela guerra em que japoneses massacraram os chineses, explicam o rancor da avó com a filha que se casou com um japonês.
O roteiro é bem construído, mostrando, em flashbacks, como os pais se conheceram, o rompimento do relacionamento da sua mãe com a família e a ida para o Japão, e, ainda, o amor de Masato pela gastronomia, a curiosidade dele com os ingredientes e mescla de sabores entre os diferentes pratos e culturas diferentes.  
Como curiosidade, o lámen chinês é a massa de macarrão que deu origem ao famoso “miojo” instantâneo muito consumido pelos brasileiros. Mas, o prato chinês parece uma sopa.
Infelizmente, o apelo ao melodrama, por vezes presente nos filmes orientais, é explorado em demasia em algumas cenas.
Mas a boa atuação do elenco compensa um pouco essa falha.  

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP