terça-feira, 3 de julho de 2018

A Morte de Stalin (The Death of Stalin)



País: Estados Unidos/ França/ Reino Unido
Ano: 2017
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 108 min
Direção: Armando Iannucci
Elenco: Steve Buscemi, Simon Russell Beale e Jeffrey Tambor.

Sinopse: União Soviética, 1953. Após a morte de Josef Stalin, o alto escalão do comitê do Partido Comunista se vê em momentos caóticos para decidir quem será o sucessor do líder soviético.


CríticaStalin é uma das figuras políticas mais importantes e controversas da história da Rússia e o filme “A Morte de Stalin” traz como narrativa principal a crise sociopolítica que a União Soviética passa após a morte trágica de seu líder.

Longe do padrão dos dramas históricos, o diretor aposta, e com acerto, na sátira e no humor para retratar um período assombroso. Mesmo com exageros nas cenas, nos diálogos e em seus personagens, ele consegue passar o recado e retrata, com leveza, o que foi um verdadeiro terror na época.
No primeiro ato do filme nos é apresentado o medo que o ditador passa a qualquer cidadão russo. Após ouvir um concerto radiofônico, Stalin entra em contato com o diretor da rádio pedindo a gravação da obra que acabou de ser transmitida e algo que não deveria ser um problema acaba por se tornar um: a gravação não ocorreu. Ao obter essa informação, o diretor se desespera e pede para que todos os membros da orquestra permaneçam no recinto para que se repita a apresentação e, assim, a gravação seja feita. Ao término desta cena vemos os membros do partido comunista junto de Stalin em sua última noite, já que, no dia seguinte, ele seria encontrado morto em seu gabinete e, a partir daí, tem-se o início do segundo ato.
Todos os que cercavam a vida de Stalin, sua família e seus parceiros políticos nos são, então, apresentados. Tudo se baseava no culto à imagem e no que poderia ser revelado à sociedade russa.
Entre os personagens, dois são de grande destaque: Simon Russell Beale, que interpreta Lavrentiy Beria e Steve Buscemi que faz Nikita Khrushchov. Ambos estão incríveis em cena. Suas motivações são gananciosas e antagônicas, o que gera um conflito maior ainda entre os membros.
Com um roteiro criativo e uma boa direção de arte, o longa surpreende ao abordar, de maneira inovadora, um tema que não é novidade. A comédia é o carro chefe e, de fato, a narrativa provoca risos, mesmo retratando um momento de grande violência.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP