quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Melancolia

Título original: Melancholia
País: Alemanha/ Dinamarca/ França/ Itália/ Suécia
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 136 min
Direção: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Brady Corbet e Stellan Skarsgård.

Sinopse: o tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Crítica: difícil avaliar um filme que agrada e desagrada ao mesmo tempo. Polêmico, diferente, questionador ... uma trama que marca e faz você continuar pensando no que viu muito tempo depois de ter deixado a sala de cinema.
O início é lento e estranho, o que pode fazer muita gente desistir de ver. Mas a minha sugestão é: espere para assistir ao que vem depois.
Melancólico, como o próprio título já diz, sim. Triste. Contudo, realista e crítico. Sem meias palavras, destrói a sociedade e nós humanos que a habitamos, com hipocrisia, falsidade, sarcasmo, egoísmo e ambição desmedida.
Cada personagem tem uma reação diferente ao saber que o mudo pode acabar, revelando suas verdadeiras facetas. Todos extraordinariamente perfeitos em suas atuações. Kristen Dunst levou o prêmio de melhor atriz em Cannes, apesar de eu achar sua irmã, vivida por Charlotte Gainsbourg, ainda melhor.
Na trama não há esperança, salvação, milagre ou mesmo Deus que possa impedir o que está por vir. A tragicidade do final da trama tem uma cena impactante.
É aí que passamos a entender melhor todo o comportamento de Justine, é quando tudo passa a fazer sentido. Por isso, a importância de ver tudo, prestando atenção a todos os diálogos (muito fortes) e às ações dos personagens.

Curiosidade: Melhor Atriz (Kristen Dunst) no Festival de Cannes de 2011.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP