sábado, 5 de novembro de 2011

O Preço do Amanhã

Título original: In Time
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Policial
Duração: 109 min
Direção: Andrew Niccol
Elenco: Olivia Wilde, Amanda Seyfried e Justin Timberlake.

Sinopse: o tempo se tornou a maior moeda de todas. Os cientistas conseguiram descobrir uma forma de destruir o gene do envelhecimento. Então, quando uma pessoa chega aos 25 anos, para de envelhecer, mas possui apenas mais um ano de vida, a não ser que tenha dinheiro para pagar pelo tempo extra. Na busca por poder e tempo de vida, um homem (Timberlake) é acusado injustamente de homicídio e se vê obrigado a sequestrar uma bela jovem (Amanda Seyfried) para conseguir ganhar mais tempo e provar sua inocência.

Crítica: a premissa é das mais interessantes: no futuro, todas as pessoas viverão tranquilamente até os 25 anos. A partir deste momento, porém, elas receberão um relógio subcutâneo e terão de trabalhar para ganhar o tempo que lhes restará de vida. Não existirá mais o dinheiro, e todas as relações comerciais serão desenvolvidas por meio de compra, venda, troca e doação de tempo. Quem é pobre de tempo, poderá morrer a qualquer instante. Quem é rico, poderá viver centenas de anos sem nunca mais deixar de aparentar 25 anos.
Porém, o argumento original se perde no meio do caminho, pois tudo é narrado de forma didática, literal e preguiçosamente logo no início da película. Tudo mastigado, pronto para o espectador consumir. Assim, desvaloriza-se o suspense, a surpresa, o pensar e o descobrir do enredo.
Além disso, torna-se um filme de corre-corre de bem contra o mal, deixando de lado o espaço para conflitos, reflexões e críticas que caberiam perfeitamente na trama, se tivesse sido corretamente explorada.
Vale ressaltar que, mesmo que se tenham desperdiçado excelentes ideias, a produção é caprichada e deve agradar aos fãs de ficção científica.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP