domingo, 31 de março de 2013

Anna Karenina (Anna Karenina)

País: Reino Unido/França

Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 129 min
Direção: Joe Wright
Elenco: Keira Knightley, Jude Law e Aaron Taylor-Johnson.

Sinopse: Anna Karenina é casada com Alexei Karenin, um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky, que passa a cortejá-la.

Crítica: um filme esperado, não só por ser dirigido por Joe Wright, como pela história em si, uma adaptação do clássico romance de Tolstói, já tantas vezes levados ao cinema, mas que promete e não cumpre.
Dois filmes do cineasta britânico tiveram indicações ao Oscar em várias categorias: Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice, 2005) e Desejo e Reparação (Atonement, 2007) e demonstraram sua capacidade de oferecer uma abordagem original e moderna a dramas históricos.
Mas em Anna Karenina Wright não soube conduzir uma história passada no tempo atual. Ainda que ambicioso, original e ousado, seus personagens são mal construídos e, consequentemente, sua história também. Sua protagonista não atrai, não convence, não emociona.
O caráter ousado e criativo é percebido logo nos primeiros minutos da produção, quando a ação começa a acontecer sobre um palco cujas cortinas se abrem diante dos olhos do espectador. O diretor até utiliza imagens de um trem de brinquedo como forma de simbolizar a viagem de uma personagem ou a colocar grandes murais do Kremlin ao fundo de suas cenas. De maneira semelhante, as sequências envolvendo a corrida de cavalos e a explosão de fogos de artifício também se destacam pelas soluções encontradas para manter a ação no ambiente interno do teatro.
Só que isso numa história de época não ficou bem colocado, na verdade, acabou ficando desinteressante. Tecnicamente e artisticamente falando, é belo, mas não funcionou com a trama intensa de Anna Karenina. São quase mil páginas de história para se colocar na tela. Faltou conteúdo, e a trama segue inconstante, com lacunas e sem equilíbrio. Tanto que quem se destacou na história foi o casal secundário Kostya e Kitty, com personagens mais bem desenvolvidos, e Jude Law, o marido traído de Karenina.
Keira Knightley está pouco à vontade no papel, com as mesmas caras e bocas de filmes anteriores, sem mudar de uma cena para outra, como se o sentimento a ser expresso fosse igual em todas elas e Aaron Taylor-Johnson tenta colocar uma pose no conde Vronsky que não convence.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP