domingo, 31 de março de 2013

Jack – O Caçador de Gigantes (Jack the Giant Slayer)


País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Aventura
Duração: 114 min
Direção: Bryan Singer
Elenco: Nicholas Hoult, Stanley Tucci, Ewan McGregor e Morgan Freeman.

Sinopse: fazendeiro cria, sem querer, um enorme pé de feijão que leva ao mundo de gigantes. Lá, ele terá que ajudar o rei a salvar a princesa Isabelle, sequestrada pelos gigantes.

Crítica: transformar contos de fadas em filmes de ação se tornou uma fórmula lucrativa em Hollywood. As atuais produções, nesse gênero, reinventam histórias clássicas e procuram agradar ao público jovem com visual e linguagem modernos e belos protagonistas apaixonados.
‘Jack: O Caçador de Gigantes’ usa linguagem mais infantil e cartunesca. A narrativa é baseada na jornada do herói e a trama segue, de forma rasa. Esses aspectos criam entretenimento apropriado para todas as idades, sobretudo para as crianças.
Na trama, o camponês Jack (Nicholas Hoult) e a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson) cresceram ouvindo histórias sobre os gigantes, seres sedentos por sangue que vivem entre o céu e a terra. Após invadirem os reinos humanos há milhares de anos, as criaturas foram vencidas por um rei em posse de um artefato criado a partir do coração de um dos monstros. Após a vitória, o monarca mandou cortar o enorme pé de feijão que ligava os dois mundos. Entretanto, a lenda vira pesadelo quando Jack troca o cavalo de seu tio por feijões mágicos e, inadvertidamente, recria a ligação entre os mundos, colocando a princesa em perigo.
O longa conta com inúmeros efeitos especiais e, considerando seu orçamento de US$ 175 milhões, o trabalho não foi bem feito, com exceção apenas para os cenários. Os gigantes parecem todos iguais, com raras exceções. O visual dos gigantes é tão ruim quanto sua falta de personalidade e a forma ridícula como podem ser vencidos. Os grandões são tão subestimados na trama ao ponto do real vilão nem mesmo ser um deles e sim Lorde Roderick (Stanley Tucci), conselheiro real, líder do exército e noivo de Isabelle. O cara não procura esconder nem por um minuto suas intenções de usar os monstros para conquistar o mundo, em uma atuação sofrível de Stucci.
Interpretações exageradas e caricatas são armadilhas das quais todo o elenco é vítima, até mesmo os experientes, como Ewan McGregor e Ian McShane. Diálogos simples e piadas bobas, como o cozinheiro limpando o nariz antes de enrolar Elmont (McGregor) em massa de pão, além das roupas e penteados modernos (nada a ver com cenários de fantasia), deixam o longa menos atrativo para quem já passou da puberdade.
Até cenas de violência, como os monstros comendo carne humana e fazendo voar pedaços para todo lado, e lutas até a morte, são mostradas na animação, o que contradiz com o propósito do filme.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP