quarta-feira, 13 de março de 2013

Depois de Lúcia (Después de Lucia)

País: México/França

Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Michel Franco
Elenco: Tessa Ia, Gonzalo Vega Jr., Tamara Yazbek, Hernán Mendoza e Monica del Carmen.

Sinopse: Alejandra (Tessa Ia) e seu pai Roberto acabaram de mudar para uma nova cidade. Depois da morte de sua esposa, ele e sua filha de 15 anos tentam recomeçar a vida. Alejandra ingressa em um novo colégio e começa a sofrer abusos físicos e emocionais, mas, envergonhada, não conta nada para o pai.

Crítica: o diretor faz um retrato cruel e impactante do bullying e sua força destrutiva e brutal na fase da adolescência.
As situações criadas são naturais (tensas, polêmicas, chocantes) e a as interpretações bem convincentes.
A adolescência é uma fase difícil, cheia de dúvidas e conturbações, o que é bem explorado na trama. Não é um super filme, mas é capaz de levantar discussões interessantes por meio das contradições ali mostradas e, acima de tudo, é um alerta aos jovens que o sofrem, aos pais, à escola e à sociedade que fingem não ver o que se passa. 
Um filme duro de ser visto, mas necessário.

Curiosidades: o filme recebeu diversos prêmios em 2012: vencedor do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes; vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Chicago (também foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro); indicado a Melhor Filme no Festival de Londres; e vencedor do Horizons Award – Menção Especial do Festival de San Sebástian.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP