sexta-feira, 29 de março de 2013

O Último Elvis (El Ultimo Elvis)

País: Argentina

Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 91 min
Direção: Armando Bo
Elenco: John McInerny, Griselda Siciliani e Margarita Lopez.

Sinopse: o cantor Carlos Gutiérrez (John McInerny) é cover de Elvis, e sempre viveu a vida do grande astro do rock como se fosse ele próprio reencarnado, negando a si mesmo. Só que ele se aproxima da idade que Elvis tinha ao morrer, e seu futuro se mostra vazio. Uma situação inesperada acaba por obrigá-lo a cuidar da sua filha Lisa Marie (Margarita Lopez), uma menina pequena que ele quase não vê. Nos dias em que fica com ela, Carlos experimenta ser realmente um pai, e Lisa Maria aprende a aceitá-lo como tal. Mas o destino lhe apresenta uma difícil decisão: Em uma viagem de loucura e música, Carlos deverá escolher entre seu sonho de ser Elvis e sua família.

Críticaa história dessa produção argentina é tão interessante quanto o próprio filme. Armando Bo, filho mais jovem de uma dinastia de diretores e atores argentinos, procurava assunto para um longa-metragem, quando, andando à toa pela Boca, ouviu o CD pirata de um cover de Elvis Presley, um certo John McInerny. Este é o nome de um arquiteto argentino, apaixonado por Elvis e um dos seus covers mais badalados na noite de La Plata. Bo o convidou para o filme e McInerny revelou-se ator de talento.
Ele interpreta (e muito bem) Carlos Gutiérrez, que renega o nome e faz-se chamar de Elvis, tamanha a identificação com o ídolo. É um cover de voz maravilhosa, que se apresenta em casas noturnas um pouco sombrias. O longa revela o ambiente desses imitadores. Ao mesmo tempo lhes confere grande dignidade. Seu lado humano sobressai sobre o artístico. Além disso, Carlos/Elvis tem a vida complicada. Além dos shows onde ganha quase nada e ainda tem que dividir o dinheiro com os seus músicos, trabalha como operário em uma fábrica. A mulher, com quem tem uma filha pequena, não quer mais saber dele. A filha parece constrangida com o pai. Após um incidente, Carlos tenta reatar os laços familiares, em especial com a menina, mas não abre mão do sonho de refazer os passos do seu ídolo. É uma vida dilacerada.
A direção constrói uma história charmosa e, até certo ponto, surpreendente. Entra com respeito numa zona fronteiriça entre o digno e o sórdido, entre o sublime e o ridículo dos imitadores, e envolve esse registro numa trama familiar terna.
E o desfecho é uma surpresa. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP