terça-feira, 5 de março de 2013

Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams)


País: França/EUA/Reino Unido/Canadá/Alemanha
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: Werner Herzog
Sinopse: diretor filma o interior da Caverna Chauvet, no sul da França, onde foram descobertos centenas de desenhos rupestres em 1994.

Crítica: o assunto já é garantia de meio sucesso para o documentário, pois instiga nossa imaginação, levando-nos a pensar como era a vida na caverna Chauvet há 30 mil anos.
Ossadas, pinturas rupestres, vestígios, pisadas, marcas, tudo isso levou um grupo de pesquisadores (arqueólogos, professores de história, geólogos, espeleólogos) a aprofundar-se sobre a história.
Os depoimentos são bons e as imagens em 3D revelam a beleza das pinturas (sobretudo a dos cavalos) nas pedras, das estalactites, dos cristais de calcita nas paredes e no piso da caverna.
Extremamente reservada e ainda fechada ao público, a caverna passou a ter um acesso ainda mais difícil após o desmoronamento de algumas rochas. O fechamento parece proposital, com medo da ação do homem. Uma cultura tão rica e tão viva (as pinturas parecem ter sido feitas ontem) que se nega a ser destruída.
A falha ficou apenas na narração fraca (o texto deixa a desejar) e no tempo além do necessário para mostrar a descoberta.
De qualquer maneira, é uma aula de história e muito aprendemos com ela.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP