terça-feira, 5 de março de 2013

Barbara


País: Alemanha
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Christian Petzold
Elenco: Nina Hoss, Ronald Zehrfeld e Rainer Bock.

Sinopse: no verão de 1980, médica é transferida para uma clínica em um vilarejo isolado. Enquanto planeja a fuga para o lado oriental de Berlim, ela se envolve com o chefe do hospital onde trabalha.

Crítica: o filme é um retrato cru do regime, dito socialista, que vigorou com mão de ferro por muitos anos na Alemanha Oriental. Uma história forte e politizada, que tem a talentosa Nina Hoss vivendo o papel de Barbara.
Ao melhor estilo “mulher alemã”, extremamente fria com desconhecidos, mas de coração combativo. A atriz encarnou perfeitamente, seja no psicológico ou no físico, uma brava médica do interior que tenta suavizar o sofrimento dos que vivem nos campos de trabalho forçado. Paralelamente, planeja sua fuga para a liberdade, neste caso um sonho capitalista.
Destaque também para a atuação de Ronald Zehrfeld, que vive um médico da capital enviado ao campo para ajudar o governo a controlar possíveis ameaças contra o regime “socialista”. Ele é quem dá ritmo e cor ao drama, com um humor comedido, tirando parte da monotonia do enredo.
Apesar da boa direção, que cria um clima de tensão, e da dupla de protagonistas estarem acima da média, a história não empolga. Talvez pela frieza e cortes abruptos das cenas.
O longa não decepciona, no entanto também não consegue se aproximar do espectador. Falta, principalmente, um elenco de apoio mais carismático. A avaliação final é positiva, apesar de restrita, pois deve agradar apenas os fãs desse tipo de drama.
‘Barbara’ foi bem recebido pela crítica internacional e levou para casa o Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim 2012.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP