sexta-feira, 27 de setembro de 2013

42 – A História de uma Lenda (42)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Direção: Brian Helgeland
Elenco: Chadwick Boseman, Harrison Ford, Christopher Meloni e Alan Tudyk.

Sinopse: 1946. Jackie Robinson (Chadwick Boseman) é um jogador de beisebol que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford), o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna, o que faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.

Crítica: histórias de heróis, de superações, de racismo não são novidade como tema. Mas a direção neste filme surpreende. Ser baseado na vida real de Jackie Robinson já ajuda, porém o ritmo dado à trama é dinâmico, sem muitas apelações emotivas (com exceção de algumas passagens) e Harrison Ford está irreconhecível no papel de Branch Rickey, executivo do time de beisebol.
A trajetória do atleta é árdua e passou por humilhações que poucos aguentariam: xingamentos, jogadores se recusando a jogar com eles, jogos sendo cancelados, técnicos sendo trocados por autoridade do governo que não queriam ver um negro jogando no time, hotéis se recusando a receber a equipe de jogadores, apenas porque havia um negro entre eles. A trama se passa logo após a Segunda Guerra Mundial, onde muitos ‘homens de cor’, como eram intitulados, lutaram defendendo os Estados Unidos. Mas, no retorno à casa, são obrigados a passar por privações, proibições, punições, usar banheiros exclusivos para negros, lugares exclusivos para assistir aos jogos. Uma discriminação absurda!
Com o apoio de Rickey, Jackie conseguiu um grande feito: foi o primeiro jogador afro-americano da Major League Baseball, o nível mais alto de jogo em beisebol profissional nos Estados Unidos da América. Em 15 de abril de 1947, Jackie Robinson rompe a "linha de cor" no beisebol americano.
Ao final do longa, aparecem as fotos reais do jogador, da equipe, do técnico, do executivo Rickey.
Vale a pena conferir.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP