sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Elysium

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Ação
Duração: 109 min
Direção: Neill Blomkamp
Elenco: Matt Damon, Wagner Moura, Jodie Foster, Sharlto Copley e Alice Braga. 

Sinopse: no futuro, o mundo é dividido entre dois grupos: o Elysium, extremamente rico, e a Terra, pobre e em decadência. Para trazer de volta a igualdade entre as pessoas, um homem colocará em prática um plano ousado.

Crítica: a trama se passa na Terra de 2159, quando a escassez de recursos e a superpopulação fizeram do planeta um lugar completamente insalubre. As diferenças sociais chegaram ao ápice e os "bem-aventurados" financeiramente voaram longe do resto – para a estação espacial que dá nome ao filme.
O início do longa apresenta a infância de Max (Matt Damon) e Frey (Alice Braga) num orfanato. Ele promete levá-la para Elysium quando crescer.
Depois de alguns flashbacks e clichês, a história flui num bom ritmo, a representação das condições terrenas e da desumanização no tratamento das pessoas é um dos pontos altos e destacam-se também as cenas de lutas entre os militares da estação espacial Elysium e aqueles que tentam adentrá-la. A mistura entre agilidade e câmera lenta nas destruições de corpos e robôs é eficiente nas sequências. Em uma cena de humor negro, Max não alcança muitos resultados ao dialogar com um robô atendente.
No entanto, apesar de uma ótima ambientação dos dois mundos, ser um filme de ficção e levantar discussões interessantes, não é um trabalho impactante. Os personagens não têm muito espaço para aprofundamentos. Max vive o mártir, Spider (Wagner Moura) está um pouco caricato, mas surpreende pela importância do papel no filme, Jodie Foster exagera na personificação da tirana; e Alice Braga é ela mesma mais uma vez, com a mesma expressão de sofrida como em todos os filmes em que atuou.
Elysium, planeta onde vive os ricos, poderia ter sido mais explorado para prender a atenção do espectador. O melhor são as lutas com os robôs, que esmeram pela perfeição e o visual geral dos dois mundos.
Um entretenimento que vai frustrar parte das expectativas depositadas na produção.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP