sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cine Holliúdy

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Comédia
Duração: 91 min
Direção: Halder Gomes
Elenco: Edmilson Filho, Miriam Feeland e Roberto Bomtempo.

Sinopse: interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holliúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

Crítica: ‘Cine Holliúdy’ ganhou o circuito dos festivais nacionais e internacionais e, por onde passou, divertiu o público. E não é para menos. A história do sonhador Francisgleydisson (Edmilson Filho) e sua luta para manter um cineminha de interior frente ao avanço da TV é, além de engraçada, criativa e original.
Uma comédia simples, mas bem feita: o humor cativa o espectador, as falas são inteligentes, e as atuações (em boa parte) bem naturais. As cenas da plateia assistindo ao primeiro filme exibido por ele são muito boas. Depois, Francisgleydisson sobe ao palco e simula lutas marciais, como as exibidas na tela, e rouba a cena. Parece coisa de improviso e funciona bem. Nessa trajetória em defesa do cinema, ele tem o apoio da esposa e do filho.
No contexto, surgem as figuras caricatas: o prefeito safado, a primeira dama perua, os ‘capachos’ do prefeito, o padre engraçado, o esperto que não que pagar o ingresso, o cego que fala demais, entre outros.
O regionalismo é explorado ao máximo, com palavras e expressões típicas do Ceará, o que expõe a riqueza da diversidade cultural do nosso país.
A abertura e o final do filme são interessantes. Enfim, uma comédia brasileira para rir de verdade.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP