segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Tabu

País: Portugal/Brasil/Alemanha/França
Ano: 2012
Gênero: Ficção
Duração: 110 min
Direção: Miguel Gomes
Elenco: Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller e Manuel Mesquita.

Sinopse: uma idosa temperamental, a empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o mesmo andar em um prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventura.

Crítica: Tabu é uma obra difícil de descrever, mas é um daqueles filmes que você vai lembrar muito tempo depois, não só pela história em si, mas pela forma como é apresentado.
O título já é algo que instiga a curiosidade. A trama começa mostrando alguém que você pensa que será o centro da história, mas não é. Em seguida, percebe-se que o foco é outro completamente diferente. Além disso, o longa foi filmado de maneira pouco usual para os padrões atuais: em janela 4:3, com um granular diferenciado e totalmente em preto em branco, além de partes em 16mm. Todos estes recursos são usados com perfeição e são justificados a cada movimento de câmera.  
O roteiro é uma releitura do clássico homônimo de 1931, assinado por F.W. Murnau e Robert Flaherty, no entanto existe uma inversão clara de valores. Ambos se dividem em dois capítulos: Paraíso e Paraíso Perdido, o original segue esta ordem, enquanto a produção de Miguel Gomes caminha na direção contrária.
A primeira parte de Tabu é situada na Lisboa contemporânea e apresenta a personagem Pilar, uma mulher de meia idade engajada em diversas causas sociais. De início, acredita-se que ela será o centro da trama, mas logo percebemos que o foco é sua vizinha, uma idosa viciada em jogos, com ideias mirabolantes, beirando a loucura.
Esta é Aurora. De rotina solitária, divide o apartamento com sua empregada cabo-verdiana Santa, uma mulher “linha dura” que segue à risca as orientações da filha de sua patroa. Aliás, o humor não proposital de Santa é o ponto alto do primeiro capítulo. Com respostas secas, ela consegue estabelecer grandes transições entre comédia e drama.
Graças a um delírio da idosa conhecemos o seu antigo amante: Ventura. Ele é o responsável por iniciar um grande flashback ao paraíso dos dois, a África Colonial. Nesse segundo momento, o filme deixa a comédia de lado e assume uma postura mais dramática. A narrativa agora é outra, a voz de Ventura convida a todos para descobrir os pecados do casal e os motivos que culminaram em sua expulsão deste local. E muitas surpresas virão.
A edição de som é primorosa, com um rigor técnico que impressiona. Na maior parte do longa, o áudio dos personagens é retirado, restando apenas o som ambiente e os movimentos dos lábios, tornando-se um verdadeiro e eficiente filme mudo. O entendimento da história não é prejudicado e, pelo contrário, torna-se até mais claro e vigoroso. A trilha sonora mescla ritmos africanos e uma balada dos Ramones que são muito bem executados nas cenas.
Miguel Gomes tem um trabalho realmente incomum e ainda prova que é possível conciliar perfeição técnica e poesia no cinema. ‘Tabu’ foi apresentado em diversos festivais internacionais de cinema. Outro sucesso do cineasta é: ‘Aquele Querido Mês de Agosto’, eleito o Melhor Longa-Metragem pela crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2008.
Apesar do ritmo lento, o enredo consegue capturar o espectador desacostumado com suas obras e envolver todos os cinéfilos de plantão.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP