terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Religiosa (La Religieuse)

País: França/Bélgica/Alemanha
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: Guillaume Nicloux
Elenco: Pauline Étienne, Isabelle Hupert, Martina Gedeck, Agathe Bonitzer, Marc Barbé e Louise Bourgoin.

Sinopse: no século XVII, a jovem Suzanne (Pauline Étienne) sonha em ter uma vida livre, mas seus pais têm outros planos para ela: colocá-la em um convento. Embora resista aos planos, Suzanne é forçada a seguir a preparação para a vida religiosa, entre madres superiores tirânicas, e outras carinhosas em excesso. Aos poucos, a jovem começa a preparar seu plano de fuga. Remake do filme de 1966, adaptado do romance de Denis Diderot.

Crítica: adaptado pela segunda vez para o cinema, o romance agora ganha uma produção esmerada, com bela fotografia, e uma atuação impressionante de Pauline Etienne (protagonista Suzanne). O foco está na psicologia das personagens. Suzanne é obrigada a ir para um convento por questões econômicas e, também, por um erro da mãe no passado.
A releitura mantém a crítica às conveniências da sociedade hipócrita e à instituição religiosa que vai contra o que se prega: amor ao próximo, generosidade, compreensão.
A trama é equilibrada entre a tortura infringida à Suzanne e as denúncias feitas ao rigor do sistema religioso.
Vale destacar a atuação de Isabelle Huppert (sempre brilhante) como madre superiora do segundo convento para onde Suzanne é levada. Sua personagem lida com dúvidas e tormentos de alguém que não está ali por livre e espontânea vontade.
Um clássico! Vale a pena conferir.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP