segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Círculo (EL Circulo)

País: Uruguai/Chile/Alemanha
Ano: 2008
Gênero: Documentário
Duração: 75 min
Direção: José Pedro Charlo
Elenco: -

Sinopse: o filme trata da vida do militante tupamaro e médico Henry Engler. De origem sueca, Henry era um neurologista conhecido por suas descobertas sobre a doença de Alzheimer. Seu passado vem à tona neste filme que mostra um outro lado do médico: a militância no grupo guerrilheiro Tupamaro, do qual foi um dos principais líderes, responsável pela organização de assaltos, sequestros e até mortes. Preso por doze anos, passou onze deles em isolamento total, constantemente deslocado de prisão e submetido a torturas e ameaças, em plena ditadura militar. O diretor recorre a lugares significativos da vida de Engler depois de 1973, em particular os quartéis onde foi preso, o Centro Imanet de Uppsala e Bella Unión. Ali o personagem tem encontro com militantes da esquerda uruguaia. Nesse trajeto, relembra diversos casos sobre as condições de cativeiro e a relação com seus carcereiros.

Crítica: a história é interessante e até lembra um pouco a do Che Guevara, mas com menos glamour, claro.
O documentário faz uma retrospectiva da vida do médico-guerrilheiro (hoje exercendo a profissão médica na Suécia), ouvindo seu depoimento e dos seus companheiros da época.
O problema é que alguns depoimentos são mornos e não acrescentam muita emoção à trama. Faltam, também, fotos da época e imagens de arquivo que tornassem os relatos mais reais. Esses recursos sempre ajudam mais a envolver os espectadores e a ausência deles pesou contra o filme.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP