terça-feira, 8 de abril de 2014

Belém: Zona de Conflito (Bethlehem)

País: Israel
Ano: 2013
Gênero: Drama, suspense
Duração: 99 min
Direção: Yuval Adler
ElencoShadi Mar'i, Tsahi Halevi, Yossi Eini e George Iskander.

Sinopse: conta a história do vínculo improvável entre Razi, um oficial do serviço secreto israelense, e Sanfur, seu informante palestino. Sanfur é o irmão mais novo de um militante palestino. Razi o recrutou quando ele tinha apenas 15 anos e desenvolveu uma relação muito próxima, quase paternal com ele. Agora aos 17, Sanfur tenta navegar entre as demandas de Razi e a lealdade ao seu irmão, vivendo uma vida dupla e mentindo para os dois. Quando o serviço secreto israelense descobre o quanto Sanfur está envolvido nas atividades de seu irmão, Razi se depara com um grande dilema. 

Crítica: relação delicada entre um jovem informante palestino e um agente do serviço secreto israelense. Assim se pode definir 'Belém: Zona de Conflito'. Instigante, tenso e, às vezes, pró-Israel, o filme conta com um roteiro inteligente, situações bastante realistas e boas atuações.
Sanfur (Shadi Mar'i), informante do serviço secreto israelense desde os 15 anos, vive dilemas terríveis. Manter a lealdade ao irmão – um militante palestino – ou obedecer a Razi (Tsahi Halevi), o agente que o recrutou e com quem mantém há dois anos uma relação de confiança e amizade?
Tudo piora quando ocorre um atentado suicida em Jerusalém, vindo à tona o envolvimento de Sanfur nas atividades palestinas. O interessante é que o filme foi coescrito pelo jornalista Ali Wakad com base em suas experiências como correspondente na Cisjordânia.
De um lado, a figura do oficial do serviço secreto israelense derrama cuidados quase paternais, não hesitando em arriscar a própria vida em função de seu jovem informante palestino. O retrato de bom moço é complementado com a presença de uma mulher e duas crianças, pois Razi é, antes de tudo, um pai de família.
Na outra extremidade, nos é apresentado o adolescente Sanfur, cuja inocência foi há muito manchada pela violenta situação de seu ambiente e o sentimento de medo e o desejo de vingança disputam lugar na escolha de seus atos.
Essa fronteira entre o bem e o mal é fortemente delimitada e a direção tenta retratar quão complexa é essa relação entre Razi e Sanfur, pontuada por conflitos morais e de ordem afetiva. Mas muito mais está em jogo e o final do longa comprova isso.

Avaliação: *** 

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP