quarta-feira, 2 de abril de 2014

Em Busca de Iara

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 91 min
Direção: Flavio Frederico
Elenco: -

Sinopse: este documentário relata a trajetória excepcional de Iara Iavelberg. Apesar de ter uma situação financeira confortável, ela decidiu abandonar a família e investir na luta armada durante a ditadura militar. Iara teve uma relação amorosa com o capitão Carlos Lamarca, e morreu em 1971, aos 27 anos de idade.

Crítica: documentários sobre a ditadura são sempre bem-vindos, ainda mais quando se completam 50 anos do golpe militar (31 de março de 1964).
Apesar de não acrescentar muito ao que já vimos na telinha, “Em Busca de Iara” é bem produzido, tem boas sonoras e imagens de ótima seleção que ilustram as falas.
Além disso, conta mais uma história de alguém que deixou tudo o que tinha por acreditar em um ideal. Iara era bela, corajosa, valente e estava convicta de que, junto com seus aliados, derrubaria a ditadura. Infelizmente, não foi assim.
Mas deixou um exemplo a ser seguido e comprova, mais uma vez, as barbaridades cometidas pelo exército de então e traz a verdade sobre sua morte, enganosamente apontada como suicídio.
É importante que obras como essa não nos deixem esquecer de que o Brasil ainda deve muito às pessoas que perderam seus familiares sem qualquer motivo que se justifique e que, em alguns casos, nunca tiveram informações sobre o desaparecimento deles. Uma vergonha que não se pode acobertar.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP