segunda-feira, 28 de abril de 2014

Marina

País: Bélgica
Ano: 2013
Gênero: Drama, biografia
Duração: 118 min
Direção: Stinjn Coninx
Elenco: Matteo Simoni, Evelien Bosmans e Luigi Lo Cascio.

Sinopse: Itália, 1948. O jovem Rocco cresce na Calábria, até que um dia seu pai Salvatore decide ir para a Bélgica, onde luta para ganhar dinheiro trabalhando numa mina de carvão. Logo, ele manda buscar a família. Do dia para a noite, Rocco vira um imigrante e tem que lidar com a nova situação. Rocco quer ser como os outros jovens, quer tornar-se alguém e ter um propósito na vida. Contra a vontade de seu pai, ele encontra um escape na música e no amor. Baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata.

Crítica: o filme baseado em fatos reais não empolga, apesar da bela história do cantor Rocco Granata (interpretado por Matteo Simoni), que fez sucesso nos anos 1950 e 1960 com um repertório romântico.
Não foi um grande astro, mas teve um trajetória bem peculiar e, se não fosse a direção tão convencional, o elevado tom melodramático e as atuações pouco convincentes, a trama seria mais bem recebida pelo espectador.
A carreira de Rocco (proveniente da região da Calábria, na Itália) teve início na Bélgica, país sem maior tradição no universo da música pop. O pai Salvatore (Luigi Lo Cascio), em busca de uma vida melhor, parte em 1948 para trabalhar nas minas do país e, depois, manda buscar a família. Essa foi a opção de muitos italianos sem perspectiva de emprego em seu país após a Segunda Guerra.
A vida foi dura para a família até que conseguem mudar-se para uma casa maior e com mais conforto. Mas Rocco sabia que não queria ser um mineiro como o pai. Seu grande sonho era comprar um acordeão e ser um cantor.
O caminho é repleto de dificuldades: preconceito, desconfiança, namoros proibidos, acusações injustas (Rocco chega a ser preso), acidentes, desavenças com o pai, enfim, uma história de privação, perseverança e superação.
Helena (Evelien Bosmans), uma menina belga, é quem incentiva o jovem músico a participar de um show de talentos e é a musa inspiradora da canção que faria dele um astro, ‘Marina’, gravada em um compacto junto com ‘Manuela’, em 1959. O disco não teve maior repercussão de imediato, mas quando Rocco estava prestes a desistir da vida musical para ajudar a família, Marina estoura nas rádios belgas e alemãs e o leva a uma consagradora apresentação no Carnegie Hall, nos EUA.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP