segunda-feira, 28 de abril de 2014

Instinto Materno (Pozitia Copilului)

País: Romênia
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Calin Peter Netzer
Elenco: Bodgan Dumitrache e Luminita Gheorghiu.

Sinopse: homem de 34 anos deixa a mãe irritada ao decidir sair de casa, mas, quando ele sofre um grave acidente, ela tem o filho de volta aos seus cuidados.

Crítica: sem dúvida, “Instinto Materno” traz uma história que incomoda. É simples, mas complexa e densa ao mesmo tempo, mostrando personagens com os quais muitos se identificarão. Pessoas, humanas, fragilizadas e capazes de quaisquer atos, ainda que falhos, a fim de ajudar a quem se ama.
Cornelia (Luminita Gheorghiu) é uma senhora da alta sociedade romena que, em uma noite, entra em contato com sentimentos intensos e conflitantes: seu filho, Barbu (Bodgan Dumitrache), atropela e mata uma criança. E o primeiro instinto toma conta de Cornelia, que faz de tudo para defender o filho e evitar que ele seja preso.
São tantos anos de convivência que as marcas de uma relação conflituosa estão ali. Mágoas guardadas, verdades não ditas. Barbu, ao mesmo tempo, gera no espectador ódio e pena por se revelar um sujeito que não consegue lidar com os próprios problemas como um adulto, sem jamais conseguir se libertar do domínio devastador da mãe. Enquanto isso, Cornelia não compreende como Barbu se ressente tanto de todo o carinho e proteção que ela disponibiliza a ele desde que nasceu. Só a complexidade da relação mãe e filho já deixa o espectador inebriado de tantas sensações próximas ao cotidiano de inúmeras famílias. O cenário se completa com o pai, a nora e a família da criança atropelada, que completam um círculo complexo de ruínas emocionais que se abrem a partir do fato em questão.
Em certo momento da narrativa, Cornelia encontra a família da criança morta e as barreiras de classe e de sentimentos começam a se desfazer a partir das confissões das dores de cada um.
É preciso termos consciência da nossa existência para assumirmos nossas responsabilidades e nossas escolhas. Um filme difícil de se ver, mas importante.
Além da valiosa trama, o mérito vai todo para a atuação exemplar de Luminita Gheorghiu.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP