segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Garota Ocidental (Noces)

País: Bélgica/Luxemburgo/França/Paquistão
Ano: 2017
Gênero: Suspense
Duração: 98 min
Direção: Stephan Streker
Elenco: Lina El Arabi, Sébastien Houbani, Babak Karimi, Samia Sassi, Alice de Lencquesaing, Aurora Marion, Zacharie Chasseriaud e Xavier Durringer.

Sinopse: Zahira (Lina El Arabi) é uma jovem paquistanesa que vive na França. Acostumada ao estilo de vida ocidental, a garota entra em conflito com os costumes familiares quando seus pais apresentam três desconhecidos e exigem que ela escolha um deles como marido. 

Crítica: a direção é precisa na mensagem que quer passar ao público: um alerta sobre a incompatibilidade do islã (e suas tradições morais) com o mundo ocidental e seu modo de viver.
Mas a família em questão, no caso de origem paquistanesa, surpreende no início da trama pelo “liberalismo” quanto à questão do aborto.
Zahira engravidou do namorado paquistanês, que também vive na França, mas ele não quer o filho. Os pais dela então a orientam a abortar (depois, terá que fazer uma cirurgia de reconstrução do hímen) para que possa se casar com um dos 3 pretendentes que ela conhecerá via Skype, por iniciativa e intermédio dos pais. Como curiosidade: o aborto é liberado na França e pode ser feito até as 12 primeiras de gestação, sendo coberto pelo Plano de Saúde – a paciente paga apenas 3,50 euros.
No entanto, Zahira está dividida. Morando há anos na França, tem uma vida "ocidentalizada": sai com amigos (ainda que escondida) e até flerta com um rapaz não paquistanês, o que é inaceitável em sua família. Segundo seu pai, uma paquistanesa só pode casar com um paquistanês.
A família aperta o cerco para que ela escolha um dos rapazes a ela apresentados. Tal decisão mudará sua vida para sempre.
A narrativa expõe bem as dificuldades de se livrar das “amarras” da religião e de todos os seus costumes seculares. Não há maneira de conciliar os valores muçulmanos de honra e amor com os valores do Ocidente. São invertidos aos nossos olhos e capazes de interromper vidas por tradições, preceitos e dogmas completamente antiquados e descabidos para a realidade atual.
Interessante o diálogo que ocorre em uma cena entre Zahira e sua irmã mais velha, já casada com um marido imposto pelos pais. Ao discutirem sobre tal imposição ser injusta, a irmã casada alega que elas são mulheres e que o mundo é assim mesmo. Tal conformismo revela como o islamismo determina a vida de seus seguidores – uma religião que menospreza totalmente o gênero feminino.
O final é chocante e deixa claro que, se o problema não for combatido pela raiz, muitas jovens estarão condenadas à infelicidade. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP