quarta-feira, 7 de junho de 2017

Reset – O Novo Balé da Ópera de Paris (Relève: Histoire d´une Création)

País: França
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Duração: 115 min
Direção: Thierry Demaizière e Alban Teurlai
Elenco: Benjamin Millepied

Sinopse: um retrato sobre o renomado coreógrafo e dançarino Benjamin Millepied, também conhecido pelas coreografias em Cisne Negro, enquanto ele tenta rejuvenescer o balé de Paris na sua nova posição de diretor. 

Crítica: cinebiografias de coreógrafos e documentários sobre dança têm ganhado bastante espaço nas telas de cinema.
Em “Reset”, o foco são os dias preparatórios para a apresentação de estreia na Ópera de Paris e o espírito inovador do diretor de uma das companhias mais prestigiadas do mundo – o Ballet da Ópera de Paris.
O espectador acompanha os bastidores, que envolvem ensaios, cenários, agendas de fotos e entrevistas com o coreógrafo Benjamin Millepied, figurino, reservas e diversos arranjos para que tudo dê certo. Nesse meio tempo, surge até uma greve de funcionários que acaba por adiar duas das estreias.
O que mais impressiona é a juventude de Millepied, não só em idade e no físico, mas sobretudo na mente. Ele ousa, renova, tem uma técnica diferente para ensinar seus alunos. Acredita no tratamento educado, na importância de conversar, de se preocupar com cada um deles. Médicos de dança vão aos ensaios para dar orientações de alimentação, descanso e alongamento.
Ele exige, contudo não é um tirano. Elogia quando, de fato, seus dançarinos merecem. Acredita na força de uma equipe. Mergulha no mundo digital, assistindo a vídeos enviados por dançarinos para selecioná-los e, também, finalizar sua coreografia. Sua ideia é modernizar o balé clássico.
Sua inovação ocorre também na escolha da figura central no palco. Para uma das apresentações, ele selecionou uma moça negra.
Toca em assuntos delicados, como racismo. Faz parte do seu entendimento como professor e diretor de uma companhia de dança romper quaisquer barreiras que dividam pessoas que sejam capazes de brilhar no palco. Viajado (morou nos EUA por mais de 20 anos, viajou à África), ele ama a música e o movimento mais que tudo na vida.
No entanto, estando pouco mais de um ano à frente da companhia, ele renunciou por razões pessoais, após uma série de desavenças com a instituição do balé clássico. 

Avaliação: ***
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP