segunda-feira, 12 de junho de 2017

A Viagem de Fanny (Le Voyage de Fanny)

País: França
Ano: 2016
Gênero: Aventura
Duração: 94 min
Direção: Lola Doillon
Elenco: Léonie Souchaud, Fantine Harduin, Juliane Lepoureau, Ryan Brodie, Malonn Lévana, Cécile de France, Stéphane De Groodt e Olivier Massart.

Sinopse: Fanny é uma corajosa menina de apenas 12 anos que está escondida em um lar longe de seus pais. Ela precisa cuidar de suas duas irmãs mais novas. Quando forçada a fugir rapidamente, a menina acaba se tornando líder de um grupo de crianças, que parte em uma missão perigosa pela França ocupada, querendo chegar na fronteira suíça. 

Crítica: baseada em fatos reais, a trama conta com graça e leveza (apesar do tema espinhoso) a fuga de Fanny e de outras 7 crianças da França para a Suíça.
A Alemanha estava invadindo a França e perseguindo os judeus. Centros de proteção (como orfanatos) abrigavam crianças (com nomes falsos) deixadas pelos pais no intuito de tentar salvá-las do nazismo. Nem mesmo esses locais eram poupados.
A história mostra o lado generoso de pessoas que arriscaram a vida para salvar crianças (cada uma fazia da forma que podia) e o lado perverso de quem as dedurava.
A vontade de sobreviver e a esperança de voltarem a ver seus pais novamente eram a motivação maior para continuarem fugindo e se escondendo até chegar a fronteira com a Suíça. Dali algumas migravam para outros países, após serem adotadas por outras famílias. O importante era escapar.
Mais uma prova da completa ignorância que é uma guerra. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP