segunda-feira, 12 de junho de 2017

A Vida de Uma Mulher (Une Vie)

País: França/Bélgica
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 119 min
Direção: Stéphane Brizé
Elenco: Judith Chemla, Jean-Pierre Darroussin, Yolande Moreau, Swann Arlaud, Nina Meurisse e Lucette Beudin.

Sinopse: Jeanne (Judith Chemla) volta para casa após completar os estudos e passa a ajudar os zelosos pais nas tarefas do campo. Certo dia o visconde Julien de Lamare (Swann Arlaud) aparece nas redondezas e logo conquista o coração da jovem, que, encantada, com ele se casa e vai morar. Conforme o tempo avança Julien se mostra infiel, avarento e nada companheiro, o que vai minando a alegria de viver da antes esperançosa Jeanne. 

Crítica: a história se passa no século XIX e demonstra o quanto a vida de uma mulher era sofrida, se é que se pode se chamar tal vivência de vida.
Jeanne (Judith Chemla), de família de classe média, e de boa educação, espera ter uma vida plena. Ao conhecer Julien de Lamare (Swann Arlaud), ela pensa ter encontrado alguém para compartilhar a felicidade, mas logo a realidade mostra-se outra.
O marido diz que vai caçar e visitar fazendas, e aparece apenas ao final do dia. Ela fica só e entediada. Esperava poder conversar mais com ele e acompanhá-lo em uma de suas saídas.
Posteriormente, descobre que sua criada está grávida e que o pai da criança é o seu marido.
Jeanne sofre e fica doente. Quando tudo parece ter voltado à paz, outra traição é revelada. Dessa vez, sofre em silêncio, sem contar aos seus pais.
Jeanne engravida e ela se agarra a esse filho com a expectativa de que sua vida terá um novo sentido. Contudo, o destino prega-lhe uma peça.
Com a morte dos pais, tudo fica pior. O filho cresce e vai embora, mas sempre lhe pedirá dinheiro. Na miséria, ela espera que um dia ele retorne.
As imagens delicadas, o texto, os cortes de edição, a trilha sonora, tudo é incrivelmente bem trabalhado. Sem falar na performance da atriz (Judith Chemla) que é sublime.
Um filme para se apreciar. Penoso, mas realista ao revelar como uma mulher naquela época simplesmente passava pela vida. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP