domingo, 25 de junho de 2017

O Reencontro (Sage Femme)

País: França
Ano: 2016
Gênero: Comédia romântica
Duração: 117 min
Direção: Martin Provost
Elenco: Catherine Frot, Catherine Deneuve e Olivier Gourmet.

Sinopse: Claire (Catherine Frot) exerce sua profissão de parteira com muita paixão. Mas, já preocupada com a sua maternidade, ela vê a sua vida virada de cabeça para baixo pelo retorno de Beatrice (Catherine Deneuve), a extravagante ex mulher de seu falecido pai. 

Crítica“O Reencontro” cujo título original, em francês, é parteira, que, aliás, é a profissão de Claire (Catherine Frot), traz muitas lições sobre a vida e o amor. Além da excelente Frot, o filme traz Catherine Deneuve, outra dama do cinema, no papel de Beatrice.
De personalidades opostas e sem se ver há anos (Beatrice foi casada com o pai de Claire e depois desapareceu), elas trocarão experiências e descobrirão que todos têm algo a aprender e a ensinar. Vale destacar que isso ocorre de forma natural, sem grandes lições morais. Caso contrário, não seria um longa francês. Não há regras nem certezas absolutas. Há vivência e existência.
A amizade faz milagres e surge em circunstâncias, às vezes, estranhas. Beatrice descobre que tem câncer e resolve se redimir. Não se arrepende de nada, mas procura Claire porque o único homem que ela teria amado de verdade teria sido o pai dela.
Opiniões distintas e formas de reagir às mudanças são gritantes entre as duas, mas podem ser contornadas com civilidade. É um dos grandes poderes do ser humano.
O filme ainda explora cenas belas e fortes de partos em uma clínica (que está prestes a fechar). Aí se insere uma crítica às redes gigantes de saúde que só pensam em lucrar, como se bebês nascessem em série. Não há mais espaço para o amor, a atenção, ao trato individual que cada um merece.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP