domingo, 25 de junho de 2017

Um Instante de Amor (Mal de Pierres)

País: França/Bélgica
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 121 min
Direção: Nicole Garcia
Elenco: Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl e Brigitte Roüan.

Sinopse: ao fim da Segunda Guerra Mundial, Gabrielle (Marion Cottilard) encontra-se velha demais para permanecer solteira e é obrigada a casar-se com José, um viúvo frequentador de prostíbulos. Infeliz e incapaz de engravidar, Gabrielle viaja em busca de cura em águas termais e se envolve romanticamente com um militar casado. Baseado no romance “Mal di Pietre”, da autora italiana Milena Agus. 

Crítica: o filme gira em torno de Gabrielle (Marion Cottilard), uma personagem forte, repleta de desejos, sonhos e ilusões, e totalmente impulsiva – fora do padrão para as moças da época (por volta da década de 50).  
A princípio, pensamos que a trama fará uma reverência ao feminismo, ao direito de toda mulher de expor suas tentações. Mas, no decorrer da narrativa, a direção opta por um caminho mais fácil: justificar os atos de Gabrielle por um distúrbio de comportamento.
Há contradições nos seus atos: ao mesmo tempo que quer uma relação sexual, nega-se ao seu parceiro José (Alex Brendemühl) – fruto de um arranjo dos pais dela, preocupados com sua idade e com sua conduta no vilarejo em que viviam (ela declarava-se apaixonada por seu professor, um homem casado).
A relação dos dois não envolve sexto e acabam se acostumando à companhia um do outro (inclusive, trabalham juntos – ele trabalha como mestre de obras e ela é sua secretária), mas existe uma distância irreparável entre eles.
Quando, por fim, transam, ela engravida logo depois e perde a criança. Para se curar, José paga um caro tratamento em uma clínica na Suíça. Lá, Gabrielle novamente se entrega aos sonhos e devaneios e se apaixona por um militar ferido (Louis Garrel, no papel de um personagem apagado – André Sauvage) na Primeira Guerra da Indochina (1946-1954) que também está ali internado.
Os acontecimentos seguintes têm um ritmo lento, mas primordial para o desfecho da narrativa, que revela uma bela surpresa.
Não é uma história marcante, mas nos toca pelo amor incondicional que alguém pode ter por outra pessoa. 

Avaliação: ***
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP