terça-feira, 27 de junho de 2017

Frantz

País: França/Alemanha
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 117 min
Direção: François Ozon
ElencoPierre Niney, Paula Beer, Ernst Stötzner, Marie Gruber, Johann von Bülow, Merlin Rose, Alice de Lencquesaing e Cyrielle Clair.

Sinopse: ​em uma pequena cidade alemã após a Primeira Guerra Mundial, Anna (Paula Beer) chora diariamente no túmulo de seu noivo, morto em uma batalha na França. Um dia, um jovem francês, Adrien (Pierre Niney), também coloca flores no túmulo. Sua presença, logo após a derrota alemã, inflama paixões. 

Crítica: François Ozon é um cineasta de mão cheia e tem em seu currículo inúmeros sucessos acumulados: Uma Nova Amiga (2014), Dentro da Casa (2012); Potiche – Esposa Troféu (2010); O Tempo que Resta (2005); Mulheres (2002); Sob a Areia (2000); entre muitos outros.
Em “Frantz” ele opta pelo cenário em preto e branco para retratar as agruras da Primeira Guerra Mundial, mais precisamente na França e Alemanha.
Pais mandam seus filhos para o front como se eles não fossem morrer e as perdas são irreparáveis. Agarram-se ao que podem para seguir adiante, afinal a vida continua.
Nesse contexto surge o personagem de Adrien, visto por Anna junto ao túmulo de Frantz, que era seu noivo e morreu na guerra. O mistério que cerca Adrien os induz a crer que ele também conhecia Frantz.
Os diálogos, a edição das cenas, as atuações, são excelentes e fundamentais para que a trama siga mantendo nossa atenção e revelando algo novo a cada instante.
No intuito de diminuir a dor, mentiras são contadas. A presença de Adrien na família de Frantz torna-se regular e ele descobre mais sobre o jovem morto. Até que um dia ele parte, atormentado por sua consciência.
Sensibilidade não falta à construção dos personagens. Anna quer amar de novo, mas terá que perdoar para seguir em frente; Adrien quer ser perdoado; e os pais de Frantz querem consolo e veem nos jovens que os cercam uma esperança de felicidade e de um mundo melhor.  
E a crítica à guerra é veemente em toda a obra. Em minha opinião, o melhor filme do Festival Varilux 2017.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP