quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Afterimage

País: Polônia
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Direção: Andrzej Wajda
ElencoBoguslaw Linda, Aleksandra Justa, Bronislawa Zamachowska, Zofia Wichlacz, Krzysztof Pieczynski, Mariusz Bonaszewski, Szymon Bobrowski, Aleksander Fabisiak, Paulina Galazka, Irena Melcer, Tomasz Chodorowski, Filip Gurlacz, Mateusz Rusin, Mateusz Rzezniczak e Tomasz Wlosok.

Sinopse: Wladyslaw Strzeminski (Boguslaw Linda) é um artista vanguardista que superou todas as dificuldades impostas pelas suas deficiências físicas e também o ódio, a indiferença e a crueldade dispensados pelas autoridades de seu país para se tornar um dos artistas mais reverenciados do século vinte, uma verdadeira força da natureza que batalhou com todas as forças para construir seu progressista e genial programa artístico. “Afterimage” é o filme escolhido pela Polônia para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2017. 

CríticaAndrzej Wajda foi um grande cineasta polonês, falecido em 2016, e nos deixou um grande presente – seu último filme: Afterimage.
Nessa cinebiografia do artista Wladyslaw Strzeminski, pai do movimento Construtivista polonês dos anos 1920 e o pintor mais celebrado de seu país, ele retrata com maestria arte e momentos conturbados da história.
Afterimage” é um fenômeno em que uma imagem continua a aparecer na visão de um indivíduo mesmo que o contato com essa figura tenha sido interrompido. É explicando esse conceito que o artista inicia uma de suas aulas nos primeiros minutos do longa.
Ferrenho crítico de Stalin, Wajda capricha ao revelar a impossível conciliação de governo e sociedade. Não há espaço para opiniões próprias ou ideias novas. Tudo tem que seguir à risca o que determinam a Cortina de Ferro e as políticas da União Soviética.
A perseguição a Strzeminski é cruel e massacrante. Sem emprego, sem ter onde expor, tendo suas salas de arte destruídas, suas aulas na universidade suspensas, sua licença de artista caçada, não podendo nem mesmo comprar mais tintas para pintar, termina sua vida na humilhação pública e na miséria total, sem ter o que comer. Só lhe restam ainda alguns alunos fiéis da Escola de Arte de Lodz e que o idolatram (com a ajuda deles, conseguiu ainda finalizar o livro “Teoria da Visão), mas continuar sendo amigo de Strzeminski era perigoso.
A URSS empossou Bolesław Bierut, um dos mais fervorosos stalinistas da época, como Presidente da Polônia ao final da Segunda Guerra Mundial. E para azar do artista pintor ele decidiu que a arte atenderia, a partir de então, somente aos interesses do Estado.
A pressão sobre Strzeminski (brilhantemente interpretado por Boguslaw Linda) é implacável. Ele vê tudo o que construiu ser destruído.
A narrativa engloba uma história secundária que mostra o conturbado relacionamento com sua filha (Bronislawa Zamachowska), com a retomada do laço paternal apenas no pior momento de sua vida.
Afterimage tem uma cena marcante: enquanto a cidade celebrava Stalin com um gigantesco banner vermelho com a foto do ditador, Strzeminski abre a janela de seu apartamento para rasgar o pedaço de pano que cobria sua visão da rua. O simbolismo da passagem é inegável: o cineasta mostra a tentativa do governo de colocar em prática a ideologia vermelha com toda força, enquanto o artista lutava pela liberdade de pensamentos.
Outra cena emocionante é a quando ele se levanta do hospital, já à beira da morte, e molha as flores brancas na tinta azul, já que não tinha dinheiro para comprar mais nada, e vai até o túmulo da ex-esposa: o último ato digno e que não poderia deixar de fazer.
A fotografia em tons de cinza resgata bem a sociedade polonesa pós-guerra e contrasta com o colorido vibrante das obras do célebre pintor polonês.
Um filme belíssimo!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP