terça-feira, 29 de agosto de 2017

Últimos Dias em Havana (Últimos Días en la Habana)

País: Espanha/Cuba
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Direção: Fernando Perez
Elenco: Patricio Wood, Jorge Martinez e Yailene Sierra.

Sinopse: Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.

Crítica: uma obra primorosa sobre Cuba e seu povo. Um retrato fiel (sem censura) sobre a vida no país que traz sentimentos contraditórios – atração e repulsa, ódio e amor – e decisões opostas – ficar ou ir embora.
Os personagens do longa são interessantíssimos, até mesmo os que têm pouco tempo em cena. Cada um apresenta uma característica inerente ao país.
As críticas aparecem no modo de vida, nas moradias, nas vestimentas, nos subempregos, na falta de dinheiro, nos carros velhos, nos móveis da casa, nas pichações da cidade.
Miguel (Patricio Wood) é o cubano inconformado com a realidade. Não se adapta como a maioria dos cubanos faz, como faz seu amigo Diego (Jorge Martínez, em uma performance impressionante), doente e confinado a uma cama. Apesar dessa situação, ironicamente Diego é mais vivo, mais gente, mais feliz.
Miguel espera todos os dias que seu visto seja aprovado para ir morar nos Estados Unidos.
O filme é repleto de ironias – ironias que tornam a vida como ela é: real.
Últimos Dias em Havana é um exercício cinematográfico que reúne conteúdo, beleza, poesia e espirituosidade. Uma direção e uma produção exemplares para falar sobre sentimentos, escolhas, oportunidades, livre-arbítrio.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP