sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Aconteceu em Woodstock

Título original: Taking Woodstock
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Comédia
Duração: min
Direção: Ang Lee
Elenco: Demetri Martin, Liev Schreiber, Emile Hirsch, Jeffrey Dean Morgan, Paul Dano, Eugene Levy, Dan Floger, Imelda Stauton, Henry Goodman e Edward Hibbert.

Sinopse: em 1969, quando o hotel dos pais de Elliot Tiber (Demetri Martin) é ameaçado de despejo, ele oferece o local para promover um show de rock e arrecadar dinheiro, sem imaginar que se trata do Festival de Woodstock.

Crítica: em 2009 foram comemorados os 40 anos da realização do maior evento da cultura hippie. O filme é mais uma realização que relembra esse marco na história do rock, com o diferencial de mostrar os bastidores do festival.
Como as imagens de arquivo são muito conhecidas, é necessário uma alta dose de fidelidade, que o diretor atingiu em um nível impressionante. Algumas tomadas são praticamente fac-simile das imagens de arquivo, imitando até enquadramentos e movimentos de câmera. Outra referência forte foi o documentário Woodstock (1970), com o recurso da tela dividida como em uma história em quadrinhos.
O roteiro conta com outras maneiras de fazer rir, seja com frases bem colocadas nos diálogos, ou com personagens interessantíssimos, como o grandão Wolverine (Liev Schreiber, excelente no papel) interpretando uma drag queen que trabalha de segurança.
Além da preparação para a festa, o longa aborda a trajetória de Elliot, o garoto reprimido que boicota os próprios sonhos para ajudar os pais, sempre de mal com a vida.
A ironia e o humor em volta das autodescobertas dão o tom do longa. Mesmo com o excesso de clichês, é engraçado e despretensioso.

Curiosidade: baseado nas memórias de Elliot Tiber.
Filme de abertura do Festival do Rio em 2009.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP