sábado, 30 de janeiro de 2010

Invictus

Título original: Invictus
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 134 min
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones, Adjoa Andoh, Marguerite Wheatley, Scott Eastwood, Langley Kirkwood, Robert Hobbs, Jason Tshabalala, Bonnie Henna, Grant Roberts, Patrick Holland, Patrick Mofokeng e Moonsamy.

Sinopse: Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes. Consciente de que a África do Sul é um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid, e com a proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, Mandela resolve usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para treiná-la e torná-la campeã.
Crítica: o filme se concentra em um pequeno aspecto de uma história muito maior, como é a de Mandela, ganhando dessa forma uma nova perspectiva. Oficialmente eleito, o líder sul-africano enfrenta as tensões e as divisões de uma nação pós-apartheid, onde os brancos e os negros são também suspeitos entre si. Não é nenhuma obra-prima, mas foi magistralmente dirigida por Eastwood, com um roteiro enxuto e boas interpretações (Matt Damon e Morgan Freeman habitam seus personagens da vida real com uma convicção admirável). A história é contada em grande escala dentro da arena do esporte e da política internacional, mostrando como Mandela usou seu estilo de liderança humanístico e uma equipe de rugby para unir forças opostas depois de ter sido eleito Presidente da África do Sul. Este é o propósito da trama, feita na medida certa e com um grande desfecho.
Curiosidade: nos 30 anos em que esteve preso em Robben Island, de 1962 até 1992, para se manter são, Mandela recitava o poema Invictuous, escrito em 1875, por William Ernest Henley (daí o título do longa).
Trata-se do 32º longa de Clint Eastwood como diretor.
Adaptado do livro "Conquistando o Inimigo", do jornalista britânico John Carlin, o longa mostra um Nelson Mandela herói.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP