sábado, 23 de janeiro de 2010

Amor sem Escalas

Título original: Up in the Air
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Comédia
Duração: 104 min
Direção: Jason Reitman
Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Melanie Lynskey, Anna Kendrick e Danny McBride.

Sinopse: pago para viajar pelos Estados Unidos despedindo funcionários de empresas em crise, Ryan Bingham (George Clooney) sempre se contentou com um estilo de vida desapegado, passado em meio a aeroportos, hotéis e carros alugados. Ele consegue carregar tudo o que precisa em uma mala de mão, é membro de elite de todos os programas de fidelidade existentes e está próximo de atingir 10 milhões de milhas voadas. Mas quando o chefe de Ryan, inspirado pela novata funcionária Natalie (Anna Kendrick), ameaça mantê-lo permanentemente na sede da empresa, ele se vê entre a perspectiva – ao mesmo tempo aterrorizante e agradável – de ficar em terra firme, contemplando o que realmente pode significar ter um lar.

Crítica: baseado no livro de Walter Kim, o filme encanta pelo roteiro e narrativa simples e direta e, sobretudo, sem apelar para momentos dramáticos.
Ryan Bingham é um sujeito que vive em aeroportos, aviões e hotéis, viajando de um lado para o outro nos EUA com um único objetivo: demitir pessoas. Com a crise financeira que assolou o país recentemente, muitas empresas tiveram que cortar gastos. Ryan pertence a uma empresa terceirizada que é responsável por isso. Para ele, cada pessoa reage de uma forma ao ser demitida e, neste caso, cabe a ele fazer com que esta notícia seja dada da “melhor” maneira possível.
O executivo vive de maneira solitária por escolha, livre de qualquer relacionamento. Ao longo da trama, por exemplo, ele se mantém distante dos seus familiares. A sua grande meta é atingir dez milhões de milhas no programa de milhagem da sua companhia aérea favorita. Em uma dessas missões, ele conhece Alex Goran (Vera Farmiga), com quem passa a ter uma relação casual que começa a mudar o seu jeito de pensar e de viver.
Os diálogos são irônicos e sarcásticos, principalmente por conta também de Ryan e Alex, que iniciam uma relação casual. Porém, assim que o enredo se desenvolve, Ryan passa a rever seus princípios e a querer algo mais fixo.
Sem apelar para momentos de intensas dramaticidades, a direção aposta muito mais em criatividade – ele consegue diferentes focos e enquadramentos nas pessoas que foram demitidas – e na excelente atuação de George Clooney e Vera Farmiga. Os dois atores, aliás, são os responsáveis pela mudança de curso do filme. O romance casual que ambos mantinham apresentava significados diferentes para cada um deles.
“Amor sem Escalas” é, enfim, um filme triste e trágico. Recheado de excelentes conversações, mescla humor e dor e, dessa maneira, transforma uma história que, no início parecia totalmente despretensiosa, em uma obra extremamente sensível em assuntos cruciais, que vão desde as questões familiares até a situação mundial de trabalho pós-crise econômica.
O personagem certo para o ator correto. George Clooney interpreta novamente o coroa sedutor, mas acrescenta a fragilidade e um humor sarcástico, crédito a ser dado pela direção.
A história tem humor nas situações inusitadas e momentos emocionantes sobre o significado das relações e como é sentir-se conectado a alguém.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP