sábado, 16 de janeiro de 2010

Lula, o Filho do Brasil

Título original: Lula, o Filho do Brasil
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Direção: Daniel Tendler e Fábio Barreto
Elenco: Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Cleo Pires, Milhem Cortaz e Juliana Baroni.

Sinopse: 1945, sertão de Pernambuco. Menos de um mês depois de seu marido, Aristides, partir para tentar a vida em São Paulo, com uma moça bem mais nova, Dona Lindú dá a luz ao seu sexto filho, Luiz Inácio da Silva, que logo ganha o apelido de "Lula".
Filmado em dois estados (Pernambuco e São Paulo), sete cidades e 70 locações, entre 20 de janeiro e 18 de março de 2009, ‘Lula, o Filho do Brasil’ percorre os principais pontos da trajetória humana de Lula, do árido sertão, onde nasceu, à periferia de Santos, onde cresceu.

Crítica: o filme feito para emocinar realmente emociona. Pena que algumas partes da vida de Lula passem rapidamente na tela e outras sejam até ignoradas.
Quem acompanhou a vida política e sindical de Lula, sabe que ele é um ótimo orador. Com seu discurso simples e persistência ele ganhou a confiança de um povo que, até então, tinha medo de votar em alguém que também era do povo. No longa, porém, a maioria dos discursos são curtos e sem muita convicção, logo seguidos por ovações de "Lula, Lula". A única boa exceção é a assembleia ocorrida no estádio da Vila Euclides, em que Lula discursou para 100 mil trabalhadores, recriada com requintes de perfeccionismo. Nesta sequência, o ator Rui Ricardo Diaz já está mais gordo e, em alguns instantes, surpreende ao empregar um timbre de voz muito similar ao de Lula.
Todo o lado político, como a formação do PT e a Campanha das Diretas Já, ficou de fora e poderia ter sido melhor explorado. No entanto, ressaltou-se bastante o fato de que, apesar de ser sindicalista, não era comunista nem esquerdista.
As atuações são boas, destacando-se Glória Pires e Milhem Cortaz, como os pais de Lula. Rui Ricardo Diaz, que interpreta um papel difícil na pele do protagonista, demonstra que tem futuro na carreira.
Os cenários, a fotografia, a trilha sonora e as locações estão excelentes.
Vale a pena assistir para poder julgar.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP