quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sempre Ao Seu Lado

Título original: A Dog's Story
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Lasse Hallström
Elenco: Richard Gere, Koji Yakusho, Joan Allen, Sarah Roemer, Jason Alexander, Cary-Hiroyuki Tagawa e Erick Avari.

Sinopse: quando Hachiko, um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker (Richard Gere), ambos se identificam rapidamente. O filhote acaba conquistando todos na casa de Parker, mas é com ele que acaba criando um profundo laço de lealdade.
Crítica: não é necessário muito para se ter um bom filme. Um exemplo é o filme “Sempre ao Seu Lado”, com personagens do cotidiano em situações comuns, mas com uma essência especial que encanta e emociona. Simples e sentimental, na medida certa.
O longa é um remake de uma produção japonesa de 1987, intitulada “Hachiko Monogatari”, e que foi baseada em uma história real, ocorrida no Japão da década de 1920. Já esta versão se passa nos Estados unidos durante os anos 1990. Certo dia, em uma estação de trem, uma gaiolinha que continha um filhote da raça de cães japonesa akita acaba caindo e libertando o seu habitante, que é encontrado pelo professor de música Parker (Richard Gere). Gere se sai muito bem, utilizando seu carisma natural e charme do clássico “bom-moço”.
Conforme o tempo vai passando e Hachi vai crescendo, ele passa a acompanhar Parker, por vontade própria, rumo à estação de trem, voltando para casa após a partida do seu companheiro e estando na porta da estação novamente quando o trem deste retorna.
Em sua primeira metade, é mostrada a interação entre Hachi e Parker, jamais apelando para o humor barato ou situações mais extravagantes, sempre mantendo tudo bem simples e corriqueiro, justamente para atrair o espectador. Já o foco da segunda parte da produção passa a ser na emoção, com Hachi roubando a cena de seus companheiros de tela humanos. Aliás, se não fosse a habilidade dos cães (filhote e adulto) que vivem o protagonista canino do filme, este não seria tão bem sucedido.
No entanto, um trágico incidente mudará o rumo da existência de Hachi, retratando o valor da amizade e da verdadeira fidelidade.
Em meio a tantos filmes com efeitos especiais, histórias de outros seres e planetas, vale a pena assistir a um filme extremamente humano, que dá uma lição sobre amizade.
Curiosidade: o filme é uma adaptação de um famoso conto japonês sobre um cão da raça Akita, chamado Hachiko. Este conto tornou-se símbolo da fidelidade para o povo japonês.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP