domingo, 8 de julho de 2012

Além da Liberdade (The Lady)

País: França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Direção: Luc Besson
Elenco: Michelle Yeoh, David Thewlis, William Hope, Jonathan Raggett, Jonathan Woodhouse, Susan Wooldridge, Benedict Wong, Flint Bangkok, Guy Barwell e Sahajak Boonthanakit.

Sinopse: Uma história de amor épica sobre um casal extraordinário e seus sacrifícios para atingir felicidade e renúncia pessoal para uma causa maior. Aung San Suu Kyi (Michelle Yeoh) e Michael Aris (David Thewlis) mantém o amor apesar da distância que os separa e a hostilidade do regime ditatorial na Mianmar (Birmânia).

Crítica: baseado em fatos reais, cumpre mais do que seu papel cinematográfico. O roteiro bem planejado e dirigido expõe o conflito político em Mianmar ou Birmânia por meio do romance entre a birmanesa Aung San Suu Kyi e seu marido Michael Aris, com exceção apenas de não contar como eles de conheceram. Mas tendo em vista a dimensão do papel de Suu no contexto histórico, filha do herói nacional, revolucionário, nacionalista, general e político birmanês, Aung San (assassinado pouco antes da independência do país), tal lapso não enfraquece o longa.
Os principais fatos desde a morte do pai (qdo Suu tinha 2 anos) até ela tornar-se uma política de oposição birmanesa Prêmio Nobel da Paz em 1991 são bem relatados, com uma edição eficiente e concisa. Hoje, Suu é secretária-geral da Liga Nacional pela Democracia (LND).
A história, que mescla romance e drama, retrata a coragem e o sacrifício da birmanesa. A atuação dos protagonistas é bastante realista. Apenas alguns coadjuvantes deixam a desejar, mas nada que tire o brilho e a força da obra, bela e comovente.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP