quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Ano do Tigre

País: Chile
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 82 min
Direção: Sebástian Lelio
Elenco: Luis Dubo, Sergio Hernández, Viviana Herrera e Rambo.

Sinopse: Manuel (Luis Dubo) cumpre pena em uma prisão no sul do Chile quando um violento terremoto a destrói. Ele escapa e, em meio à catástrofe, retorna à sua casa para descobrir que um tsunami levou sua mulher e filha. Ao percorrer cenários de completa destruição, o fugitivo adentra em sua própria devastação pessoal. Essa paradoxal liberdade o leva a encarar a crueldade da natureza e explorar os limites de sua própria humanidade.

Curiosidade: Prêmio do Júri do Festival de Locarno 2011 (Suíça).

Crítica: de poucas palavras, Manuel segue rumo à sua casa após escapar do presídio que teve suas paredes rompidas com o tremor de terra. Não encontra seus familiares, mas sim a si mesmo.
A atuação de Luis Dubo é exemplar, tendo em vista que há poucos diálogos e por meio de expressões faciais expõe toda a sua carga emocional: medo, dor, esperança, solidão, incerteza. O que compensa um pouco a narrativa lenta.
No caminho encontrará um desconhecido que o fará pensar sobre os limites da sua própria humanidade.
O final é triste, mas é esperado já que estar em liberdade não é tão simples como parece, pelo menos para alguém que se habituou à exclusão na prisão e à perda de quem mais amava.  

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP