La Playa D.C.
País: Colômbia/Brasil
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Juan Andrés Arango
Elenco: Luis Carlos Guevara, James Solís e Andrés Murillo.
Sinopse: Tomas, um jovem afro-colombiano, sai de sua aldeia, no litoral, para fugir da guerra. Em Bogotá, ele enfrenta as dificuldades de crescer em uma sociedade excludente e racista. Quando Jairo, seu irmão mais novo e melhor amigo, desaparece, Tomas, com a ajuda de seu irmão mais velho, mergulha nas ruas da cidade enfrentando todos os riscos para encontrá-lo e conquistar sua independência.
Curiosidade: selecionado para a mostra “Um Certo Olhar” do Festival de Cannes.
Crítica: para um filme ser bom, não é necessária uma grande produção (claro que, quando há, ajuda). Essencial mesmo é uma história que conduza o espectador para a trama e nela se envolva a ponto de caminhar lado a lado com o protagonista. ‘La Playa D. C.’ faz bem esse trabalho.
O longa segue o ritmo de Tomas, na busca de quem procura, além do seu irmão, a si mesmo. Tomas enfrenta o racismo nos bairros “brancos” colombianos, as dificuldades financeiras, os problemas com a mãe e seu padrasto, a falta de perspectiva, um namoro proibido e a dependência química de seu irmão caçula. Em meio a esse turbilhão de adversidades, ele precisa amadurecer e escolher um caminho.
Sensível e comovente, a película traça com realismo essa jornada. A atuação bastante natural de Luis Carlos Guevara (como Tomas) também contribui. Vale a pena conferir!
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário