quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sibila

País: Chile/Espanha/França
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 95 min
Direção: Teresa Arredondo
Elenco: -

Sinopse: "Lembro-me da noite em que a história da minha família mudou. Nós recebemos um telefonema do Peru dizendo que minha tia Sibila estava na prisão acusada de fazer parte do Sendero Luminoso. Eu tinha sete anos e o silêncio protetor de meus pais fizeram-me transformar a imagem dela em um mistério. Ela ficou na prisão por 15 anos. Hoje ela está livre e eu quero chegar perto dela, para escutar e entender." Teresa Arredondo conta a história de sua tia ativista e suas influências na convivência em família.

Crítica: um trabalho valioso sobre Sibila e o Sendero Luminoso. Parentes e amigos são ouvidos, além da própria Sibila, propositalmente reservada para o desfecho.
Entre depoimentos, cartas e imagens de arquivos, ouvimos os dois lados, pós e contras. O objetivo da cineasta, sobrinha de Sibila, é revelar quem realmente a tia é, o que pensa, se ela repensou seus ideais depois de 15 anos presa e o porquê do seu envolvimento com o grupo considerado terrorista.
Ao final, a falha da diretora ao ouvir sua tia foi sair da imparcialidade e tentar convencer Sibila de que ela estava errada. Num documentário, o melhor é não julgar, não opinar, não tomar parte de lado algum, mas apenas colher a maior quantidade possível de material e oferecê-la ao espectador. Esse, sim, irá sentenciar e formar seus conceitos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP