domingo, 15 de fevereiro de 2015

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)

País: Reino Unido
Ano: 2015
Gênero: Biografia, drama
Duração: 123 min
Direção: James Marsh
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior, Harry Lloyd, David Thewlis, Thomas Morrison, Emily Watson e Simon McBurney.

Sinopse: baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Crítica: retrata a história do astrofísico Stephen Hawking, diante de suas descobertas no mundo cientifico e da evolução de sua doença, esclerose lateral amiotrófica, ao longo de sua vida. O filme tem roteiro baseado no livro autobiográfico da sua ex-esposa, Jane Hawking.
A atuação do britânico Eddie Redmayne no papel do físico é impecável, ele consegue captar e reproduzir perfeitamente cada traço da doença assoladora tomando cada vez mais forma, nos dando a impressão de assistir ao próprio Hawking na tela. Claro que os truques de câmera, como ângulos específicos e movimentação alinhada, enaltecem a ainda mais sua performance. O desempenho já lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor ator. A interpretação de Felicity Jones também é exemplar no papel da esposa (Jane Wide), que o acompanhou e o apoiou em tudo até a separação.
A fotografia é outro ponto forte no longa, com tons pastéis e suaves, remetendo o espectador ao passado com bastante eficiência. As sequências das cenas são usadas perfeitamente pelo diretor, mantendo um bom ritmo ao longa e está longe de cansar ou entediar a quem assiste.
Um fato interessante é que Stephen Hawking emprestou sua própria cadeira para a gravação do filme e ainda visitou o set do filme, mostrando apoio e aprovação. Apesar de o astrofísico ter se declarado ateu em inúmeras ocasiões, o longa não faz abordagens ao ponto de discutir religião ou ciências; está mais propriamente voltado a mostrar a grande luta de Stephen Hawking e de todos que o cercam (sobretudo a esposa, os amigos e os professores), se tornando um emocionante drama.
Aliás, não haveria como não ser dramático e comovente. Não é todo dia que nasce um brilhante e incansável Stephen Hawking.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP