domingo, 15 de fevereiro de 2015

Cássia Eller

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Biografia
Duração: 120 min
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Elenco: Cássia Eller, Nando Reis e Oswaldo Montenegro.

Sinopse: Cássia Rejane Eller. Cássia Eller. Uma poderosa força inquieta no palco, a timidez em pessoa fora dele. Um dos grandes nomes da música brasileira, Cássia Eller marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001. Um filme sobre a cantora, a mãe, a mulher que expôs sua vida pessoal e rompeu barreiras, deixando um belo legado social e artístico.

Crítica: os documentários brasileiros, em geral, são excelentes. Bem dirigidos, documentados, com uma edição perfeita, e repleto de imagens, fotos, depoimentos que os enriquecem de forma satisfatória para quem os assiste.
Com Cássia Eller, não é diferente. Um filme tão belo que, ao terminar, deixa um desejo de “quero mais”.
Quem não era fã até agora da cantora, ficará depois de assistir ao documentário que dá uma pequena amostra do furacão que descobriu a música quase aos 18 anos e não parou mais. Deixou-nos, é verdade, aos 39 anos (1962-2001), contudo sua voz continua ecoando por todos os cantos e nos impressionando com sua força avassaladora.
Presença marcante no palco, a menina tímida nascida no estado de Minas Gerais, ali se encontrava, extravasava e fazia o que queria, sem pudores, receios ou censuras. Não gostava de dar entrevistas, nem de glamour, gostava de cantar.  
No filme, tomamos conhecimento dos seus amigos, parentes, amores, uso do álcool e das drogas, da sua gravidez surpreendente, do nascimento do Chico, da sua relação com ele, das suas turnês, dos seus showzinhos pequenos no interior do país, sem o consentimento do seu empresário e tio, de sua participação no Rock in Rio (um dos seus grandes sonhos), das idas e vindas, do sucesso de seus CD’s.
Mas, sobretudo, vimos uma Cássia dócil, mais calma e introspectiva. Ela não deixa de surpreender nunca, seja pelo seu repertório cada vez mais amplo, pelas suas atitudes, pela sua originalidade, honestidade e simplicidade.
Apesar do jeito explosivo, tinha dificuldade de se aceitar. Amada por todos, ainda não entendia isso direito. Mas sabia ela que se tornaria eterna e única. Afinal, não haverá outra Cássia Eller.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP