quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Rei da Comédia (The King of Comedy)

País: EUA
Ano: 1983
Gênero: Comédia
Duração: 109 min
Direção: Martin Scorcese
Elenco: Jerry Lewis, Robert De Niro, Sandra Bernhard, Liza Minelli e Tony Randall.

Sinopse: Jerry Langford (Jerry Lewis) é um consagrado apresentador de TV. Um dia, ao se encaminhar para o trabalho, ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pumpkin (Robert De Niro) e sua amiga Masha (Sandra Bernhard). Para escapar da situação, Jerry concede a Rupert espaço em seu programa de TV, de forma que ele possa apresentar seu número.

Crítica: admirar ou invejar as celebridades é o tema principal do longa. Lançado em menos de dez anos após dois dos maiores clássicos do diretor (Taxi Driver e Touro Indomável), o filme satiriza o culto à celebridade, o sentimento de rejeição e a incapacidade das pessoas de seguirem o seu próprio caminho. Reféns da sua mediocridade, o outro (celebridade) serve como uma fuga do seu mundo em direção ao suposto paraíso do qual elas não pertencem.
Ambientado em uma Manhattan dos anos 80, Robert De Niro interpreta um aspirante a comediante chamado Rupert Pumpkin, cuja obsessão (sem limites) é se tornar, ou mais, é ser, o enfadado apresentador do talk show onde a estrela é Jerry Langford (Jerry Lewis em excelente performance).
Para conhecer seu ídolo, Pumpkin arquiteta um plano mirabolante com Masha (Sandra Bernhard) na saída de um dos seus programas. Enquanto ela invade a limusine do apresentador com os hormônios a flor da pele, Pumpkin o resgata e se apresenta como a nova estrela da comédia de Nova York. Cinco minutos de conversa entre um artista que quer se livrar do seu fã é o bastante para Pumpkin começar a ter delírios de intimidade com Langford, a ponto de imaginar que o apresentador lhe implore que assuma o seu programa por seis semanas.
No porão da sua casa, onde os delírios são mais constantes, Pumpkin realiza uma entrevista com Langford e Liza Minelli feitos de papelão em tamanho real, interrompida aos gritos pela sua mãe. A alucinação é tanta que Pumpkin, que conhece todos os detalhes da vida de Langford, viaja acompanhado de uma amiga de tempos de escola para passar um fim de semana na casa de campo do ídolo. Quando tocado para fora da mansão, ele atribui o ato de Langford ao cansaço. E quando sai para jantar com Rita, para impressioná-la, mostra o seu caderno de autógrafos. Ao chegar ao limite, Pumpkin e Masha sequestram o ídolo para conseguirem o que querem: aparição no programa de Langford para Pumpkin, e uma noite de sexo com ele para Masha.
“O Rei da Comédia” não é um filme muito engraçado, na verdade é um filme feito mais para refletir e à frente de sua época. Talvez por essas razões não tenha sido bem recebido por grande parte do público.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP