quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Grace de Mônaco (Grace)

País: França/EUA/Bélgica/Itália
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Olivier Dahan
Elenco: Nicole Kidman, Tim Roth, Frank Langella, Paz Vega, Derek Jacobi, Robert Lindsay e Roger Ashton-Griffiths.

Sinopse: casamento de Grace Kelly (Nicole Kidman) e o príncipe Rainier III (Tim Roth) foi considerado um conto de fadas na vida real quando aconteceu, em 1956. Entretanto, cinco anos mais tarde e com dois filhos, a verdade é que Grace está insatisfeita com a vida no palácio e o distanciamento do marido. A chance de novamente sentir-se útil surge quando seu velho amigo, o diretor Alfred Hitchcock (Roger Ashton-Griffiths), a convida para retornar ao cinema como protagonista de seu próximo filme: "Marnie - Confissões de uma Ladra". O problema é que Rainier é terminantemente contra e, ainda por cima, está envolvido com uma ameaça vinda do presidente francês Charles de Gaule: caso Mônaco não pague impostos à França e acabe com o paraíso fiscal existente, o principado será invadido em seis meses. Em meio às inevitáveis tensões, Grace e Rainier buscam resolver seus problemas tentando evitar que eles causem o divórcio.

Crítica: mais um filme baseado num momento peculiar de uma das mais populares estrelas de Hollywood, endeusada pelos fãs e dona de um Oscar, que vê sua vida se transformar num conto de fadas ao se casar com o príncipe Rainier III (Tim Roth), de Mônaco, reconhecido mundialmente como ícone do luxo e da riqueza.
Mas o filme não se aprofunda no relacionamento de Grace Kelly (Nicole Kidman) com Rainier. Ele apenas explora personagens famosos em uma trama maniqueísta com um fundo de vida real, para dar credibilidade ao que é exibido.
Diante de um mundo de príncipes e princesas, o diretor retrata visualmente a opulência típica da nobreza, as paisagens paradisíacas de Mônaco e os figurinos requintados em cenários suntuosos. A escolha de Nicole Kidman como protagonista, ajuda neste sentido.
Atrás do deslumbramento e aparente conto de fadas, estão as questões diplomáticas e políticas. Charles de Gaule, o presidente francês, deseja invadir Mônaco e é o inimigo de então. Trabalho de homem, especialmente naquela época. Grace não tinha voz e estava infeliz sem ter o que fazer além de cuidar dos filhos. Até que surge uma esperança: um convite para o papel de protagonista no próximo filme de Alfred Hitchcock. Ele próprio vai visitá-la em seu castelo deixando com ela o script do longa-metragem.
No entanto, o convite gera polêmica. O marido não apoia completamente, a sociedade a condena (como se fosse impossível conciliar a vida de princesa, mãe e atriz) e Grace só tem um amigo com quem desabafar: o padre da família, Francis Tucker (Frank Langella).
O casal terá que se unir para enfrentar a crise e evitar o divórcio e que o ‘conto de fadas’ se desfaça.
A trama é chata, arrastada e tem um ar meio novelesco, razões que devem explicar porque a obra sequer levou qualquer indicação ou premiação em Cannes – a prévia para o Oscar.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP