segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sniper Americano (American Sniper)

País: EUA
Ano: 2015
Gênero: Biografia
Duração: 134 min
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller e Kyle Gallner.

Sinopse: adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), um atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos, ele matou 160 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.

Crítica: ao contrário de “Corações de Ferro”, aqui o soldado é glorificado e o patriotismo é elevado à máxima importância.
Sniper Americano acompanha a mudança na vida de Chris Kyle, de caubói do Texas a militar da elite da Marinha (SEAL). As primeiras cenas mostram rapidamente sua infância e a de seu irmão, com um pai rígido e uma mãe submissa. Como lazer, o pai os ensinava a caçar e, aos domingos, iam à igreja.
Depois do 11 de setembro, Chris decide se alistar. Passa pelo treinamento e parte em missão ao Iraque, em seis turnos, o que totalizam quase 1000 dias. Antes da partida, conhece Taya (Sienna Miller), com quem se casa. Depois de três dias de lua-de-mel, ele é convocado.
No ambiente de trabalho, logo ganha o título de mito, de lenda, devido ao seu tiro certeiro e à quantidade de inimigos que consegue aniquilar. Seu sucesso é tanto que sua cabeça passa a valer uma recompensa (80 mil dólares) para o iraquiano que o assassinar.
Entre idas e vindas, corre riscos e, a cada vez que retorna para casa, nunca está em casa de fato. Mesmo estando já com dois filhos, ele não consegue ser o mesmo homem que era antes de ir para a zona de conflito.
Na sua última ida, enfim, atinge o que seria seu maior objetivo: matar Mustafa, o atirador número 1 do Iraque (alvo que estava a incrivelmente 1.900 m de distância). Mas até isso ocorrer, perdeu amigos, viu muitas mortes e teve que matar crianças e mulheres também.
Sua recuperação mental se dá quando, por sugestão médica, passa a ajudar veteranos que tiveram membros mutilados quando estavam em guerra. Isso o ajuda, pois sua maior dor era não ter salvado mais gente, sobretudo, os amigos que estavam em perigo.
Aliás, este lado da história poderia ter sido mais explorado, tendo em vista que 90% do filme se passa em meio à guerra.
Kyle faleceu em 11 de fevereiro de 2013 e recebeu todas as honras militares em seu enterro. Estranhamente, não morreu onde seria mais provável (no Iraque), mas assassinado em um campo de tiro por um dos veteranos que ele ajudava na reabilitação, um rapaz de 25 anos diagnosticado com esquizofrenia e transtorno de estresse pós-traumático.
Filme bem dirigido, com uma ótima edição, atuações convincentes e cenários de guerra perfeitos. E, sobretudo, uma história americana para agradar aos americanos. Chris Kyle é considerado o atirador militar mais eficaz dos Estados Unidos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP