domingo, 22 de fevereiro de 2015

Nostalgia da Luz (Nostalgia de La Luz)

País: França/Chile/Espanha/Alemanha/EUA
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: Patricio Guzmán
Elenco: Patricio Guzmán, Gaspar Galaz e Lautaro Núñez.

Sinopse: no deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.

Crítica: o documentário traz imagens impressionantes do deserto do Atacama, território que é uma verdadeira porta para o passado. O ar transparente, a altitude da região e a ausência total de umidade atraem astrônomos de todo o mundo. Telescópios gigantes estão ali instalados para estudar as estrelas, a via láctea, outros planetas e outras vidas.
Ao mesmo tempo, mulheres (mães e esposas) fazem outra busca, mas no solo do deserto. Ali teriam sido enterrados milhares de pessoas presas, durante a ditadura de Pinochet, que durou 17 anos. Neste período, os registros oficiais apontam 30.000 desaparecidos. Contudo, os chilenos garantem que o número é ainda maior.
Uma mina virou um campo de concentração e foi cercado com arame farpado para ali colocar os presos políticos (qualquer um que desafiava o regime da época).
Um cemitério no meio do deserto guarda corpos de escravos mineiros do século XIX. Um museu abriga ossos humanos e também corpos encontrados por arqueólogos que seriam dos antepassados – nômades que passavam pela região.   
Um lugar cheio de mistério, onde as perguntas ultrapassam as respostas. Muita gente ainda está desaparecida e é comovente ver que pessoas ainda procuram seus parentes ali. Durante a filmagem, uma dessas pessoas encontrou o pé e parte da face do lado esquerdo estilhaçada por 2 balas, uma das vítimas da ditadura.
Os depoimentos são bastante marcantes: astrônomos, ex-presos (que foram exilados para o exterior e depois voltaram), parentes das vítimas. Um dos presos era um arquiteto que, posteriormente, à queda do regime, pôs no papel tudo o que viu e viveu no campo. Um registro valioso para termos conhecimento do que houve no Chile.
O texto que narra grande parte da história do documentário é bastante poético, sensível e envolvente, bem trabalhado mesmo.
Tudo isso aliado às imagens incríveis de um lugar único como o Atacama faz de “Nostalgia da Luz” um documentário inesquecível, mais um para o currículo do experiente Patrício Guzmán, autor da obra-prima "Batalha do Chile", produzida em três partes, sem imagens de arquivo e totalmente filmado no momento do golpe chileno.
O nome do filme é inspirado em uma das obras do astrônomo e poeta Michel Cassé e foi apresentado pela primeira vez ao público no Festival de Cannes.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP